Em suas investigações sobre a existência do ser humano e da existência africana, Lewis R. Gordon dedica muita atenção à subjetividade humana, à afiliação intersubjetiva e à relacionalidade do conhecimento. As três questões cruciais acima envolvem problemas filosóficos e culturais tão importantes quanto a relação entre a existência-no-mundo dos seres humanos, a cognição como sujeito e sua afiliação intersubjetiva, revelando os laços entre a existência humana e a relacionalidade do conhecimento. Com base na situação africana de existência, Gordon integra a filosofia Africana e sua interpretação da filosofia chinesa em sua reflexão sobre as duas questões cruciais. Ele listou os pensadores chineses Lu Xun, Wang Yangming, Shion Xiong, Wang Ji, etc. como existencialistas no mundo. Sua filosofia de existência incorpora uma visão inter-racial e transcultural, inspirando-nos a entender melhor a conexão e a ressonância da filosofia Africana e da filosofia chinesa na iluminação da existência da humanidade, incluindo o espírito da crítica cultural que “busca verdade e crítica”. pensamento”, a metodologia dialética da cognição e a ênfase nas relações dos indivíduos com outros indivíduos e com o mundo em que vivem. Concentrando-se no pensamento de Gordon sobre a subjetividade humana, a afiliação intersubjetiva e a relacionalidade do conhecimento, este artigo apresenta uma exploração das conotações da filosofia de existência Africana de Gordon e seus significados para a compreensão humana.
In his investigations of the existence of being human and Africana existence, Lewis R. Gordon d evotes much attention to human subjectivity, inter-subjective affiliation and the relationality of knowledge. The above three crucial issues involve such important philosophical and cultural problems as the relation among human beings’ existence - in - the - world, cognition as subject, and their inter-subjective affiliation, revealing ties between human existence and the relationality of knowledge. Based on the Africana situation of existence, Gordon integrates Africana philosophy and his interpretation of Chinese philosophy in his reflection of the two crucial issues. He has listed such Chinese thinkers Lu Xun, Wang Yangming, Xiong Shili, Wang Ji, etc. as existentialists in the world. His philosophy of existence embodies an interracial and cross-cultural vision, inspiring us to further understand the connection and resonance of Africana philosophy and Chinese philosophy in illuminating the existen ce of humanity, including the spirit of cultural criticism that “seek[s] truth and critical thought,” the dialectical methodology of cognition, and the stress on individuals’ relations with other individuals and the world in which they live. Focusing on Gordon’s thought on human subjectivity, inter-subjective affiliation and the relationality of knowledge, this article presents an exploration of the connotations of Gordon’s Africana philosophy of existence and its significances for human understanding.