As concepções de homem, natureza, sociedade, selvageria e civilização, categorias que transitam, imiscuem-se ou se confrontam nos embates entre os defensores e os detratores do projeto de ciência em franca ebulição na Europa no primeiro meado do século XIX, fornecem um pano de fundo para estudos que buscam comparar o alcance da métrica do viajante naturalista com suas outras apreciações não científicas que, sob a pena desse viajante, entabulam leituras de uma nação brasileira em franca gestação. No presente ensaio, a importância dos estudos eminentemente científicos será aferida meramente como parâmetro de cotejo com uma abordagem política e outra de cunho estético. Busca-se revisitar a dissertação Como se deve escrever a História do Brasil, de Martius, cotejando-a com o seu romance autobiográfico Frey Apollonio: um romance do Brasil e o diário Viagem pelo Brasil. Postula-se a recorrência de prismas, lugares-comuns, conceitos e aconselhamentos dirigidos aos mandatários do poder político brasileiro em ambas as obras o que fornecem um rico terreno a pesquisas futuras sobre as imbricações, convergências e idiossincrasias entre o científico, o histórico e o literário em von Martius.
The notions of man, nature, society, savagery and civilization, categories that meddle or contrast each other in the clashes between defenders and detractors of the booming European science project of the first half of the 19th century, are the background for comparisons between the reach of the naturalist traveler's metrics with his other non-scientific assessments, the latter setting out understandings of a Brazilian nation in open gestation. In this essay, the importance of eminently scientific studies will be measured solely as a parameter for comparison with a political and an aesthetic approach. The aim is to revisit the dissertation Como se deve escrever a História do Brasil, by Martius, comparing it with his autobiographical novel Frey Apollonio: um romance do Brasil and his Viagem pelo Brasil diary. The recurrence of perspectives, commonplaces, concepts and advices directed at the Brazilian political agents in both works is noted, providing a rich terrain for future research on the overlaps, convergences and idiosyncrasies between the scientific, the historical and the literary in von Martins