Breve análise sobre a liturgia penitencial em Jl 2,12-14

Pesquisas em Teologia

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ISSN: 2595-9409
Editor Chefe: Prof. Dr. Fabio da Silveira Siqueira
Início Publicação: 05/12/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

Breve análise sobre a liturgia penitencial em Jl 2,12-14

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: J. M. Furghestti
Autor Correspondente: J. M. Furghestti | [email protected]

Palavras-chave: Exegese do AT, Yôm YHWH, profeta Joel, liturgia penitencial, retorno para YHWH, raiz verbal שׁוב.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Jl 2,12-14 descreve o contexto de uma liturgia penitencial, na qual o próprio YHWH convida o povo para retornar a Ele de todo coração. O pano de fundo do texto de Jl 2,12-14 é de uma catástrofe natural vivida pelo povo de Judá-Jerusalém. Por causa desta condição crítica, a comunidade enfrenta situações extremas, como a fome, a carência de produtos para a sua sobrevivência e uma completa apatia espiritual. Contudo, ainda há uma esperança de que através de uma celebração litúrgica com toda a comunidade reunida se possa mudar tal contexto desfavorável. A ação do profeta é positiva, pois ele confia na assistência divina. O profeta, então, faz um apelo à toda a comunidade para um retorno a YHWH, com todo o coração, com jejum, com lágrima e com lamento. É dentro deste contexto que se desvela o tema do yôm YHWH, como um Dia de Salvação para o povo de Judá-Jerusalém. A convocação do profeta para o retorno do povo ao seu Deus é interpretada como um chamado para o povo honrá-lo, com ritos religiosos verdadeiros e gestos sinceros. Neste contexto, Jl 2,12-14 expressa uma relação de comunhão entre YHWH e seu povo, o qual retorna ao seu Deus de todo o coração.



Resumo Inglês:

Jl 2:12-14 draws the context of a penitential liturgy in which YHWH himself requests the people to return to him with all their heart. The background of Jl 2:12-14 is a natural catastrophe underwent by the people of Judah-Jerusalem. Because of this tough condition, the community confronts extreme situations, such as famine, lack of products for its subsistence and complete spiritual apathy. However, there is still hope that through such a liturgical celebration with the whole gathered community one can change such adverse context. The prophet's action is reliant, for he looks to the divine relief. The prophet then requests to the whole community for a return to YHWH, with all their heart, with fasting, with tears, and with wail. It is within this context that the theme of yôm YHWH is uncovered as a Day of Salvation for the people of Judah-Jerusalem. The convocation of the prophet for the return of the people to their God is described as a call to the people to honour him, with authentic religious rites and sincere gestures. In this context, Jl 2:12-14 portrays the restoration of communion relationship between YHWH and his people, which returns to their God with all their heart.