Breves apontamentos sobre música, canção e letra

Guavira Letras

Endereço:
Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 - Distrito Industrial II
Três Lagoas / MS
79613-000
Site: http://www.guaviraletras.ufms.br
Telefone: (67) 3509-3701
ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

Breves apontamentos sobre música, canção e letra

Ano: 2013 | Volume: 9 | Número: 16
Autores: Marcelo Pessoa
Autor Correspondente: M. Pessoa | [email protected]

Palavras-chave: música, canção, letra, cultura popular, cultura erudita

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em nosso trabalho de pesquisa doutoral, intitulado A CrônicaCanção de Chico Buarque (PESSOA, 2010), encontramos traços de assimilação de características do gênero literário crônica nos poemas cantados de Chico Buarque. O apelo ao inusitado que este tema nos fez, permitiu que produzíssemos uma tese que nos sugeriu uma questão metodológica subjacente ao assunto central nela discutido. Isto é, para darmos conta de satisfazer na tese os confrontos entre poesia cantada e crônica em prosa, deparamo-nos com questões como: qual termo seria o mais adequado para esse fim? Deveríamos utilizar o vocábulo música? A palavra letra seria a melhor opção? O termo canção figuraria como o mais adequado? Igualmente, percebemos que estas questões não fariam parte do escopo da tese, e que demandariam outro fórum de debates. Lançamos mão, por isso, de teóricos da música erudita, como Oswaldo Lacerda e Roy Bennett. Teóricos da cultura musical popular como José Miguel Wisnik e Paulo Eduardo Lopes foram articulados ao pensamento crítico literário e cultural de Massaud Moisés e Umberto Eco. Diante disso, fizemos, então, uma breve investigação sobre o assunto música, canção, e letra, sendo o que apresentamos agora num paper, cujo resultado, esperamos, seja no mínimo agradável de ler.



Resumo Inglês:

In our work of doctor research, intitled Chronicle-Song de Chico Buarque (PERSON, 2010), we find traces of assimilation of characteristics of the chronic literary sort in sung poems of Chico Buarque. I appeal it to the unusual one that this subject in made them, allowed that we produced a thesis that in suggested an underlying methodology question to them to the central subject in argued it. That is, to give account to satisfy in the thesis the confrontations between poetry sung and chronic in it chats, opposite-in the ones with questions as: which term would be adjusted for this end? We would have to use word music? The word letter would be the best option? The term song would appear as most adequate? Equally, we perceive that these questions would not be part of the target of the thesis, and that they would demand another forum of debates. We launch hand, therefore, of theoreticians of erudite music, as Oswaldo Lacerda and Roy Bennett. Theoreticians of the popular musical culture as Jose Miguel Wisnik and Pablo Eduardo Lopes had been articulated to the literary and cultural critical thought of Massaud Moisés and Umberto Eco. Ahead of this, we made, then, one soon inquiry on the subject music, song, and letter, being what we present now in paper, whose resulted, we wait, either at least pleasant to read.