Este artigo se propõe a abordar o contexto no qual surgiu a plataforma de criação Divinas Tetas, de Belo Horizonte. Será traçada uma breve análise da trajetória de articulação de mulheres palhaças na capital mineira, nas duas primeiras décadas do século 21, e levantados questionamentos sobre os conceitos de palhaçaria feminina, arte drag, cabaré, gênero e feminismos. Trata-se de um estudo de caso dos caminhos “palhacísticos” e “cabareteiros” que constituem parte da trajetória do movimento da palhaçaria feminina belo-horizontina. Ou (para sermos palhaças mais diretas) quem são as Divinas Tetas, onde vivem, o que comem, como se reproduzem. Como referências teóricas e bibliográficas para este estudo, são citadas(os) as(os) autoras(es) Lili Castro, Daiani Brum, Ana Fuchs, Melissa Caminha, Erminia Silva, Renata Saavedra, Cleber Braga, Judith Butler, Manuela Castelo Branco de Oliveira e Neyde Veneziano.
This article is about the context where the platform Divinas Tetas of Belo Horizonte was raised, a brief analysis of the way of articulation of women clowns in the capital of Minas Gerais on the first two decades of the 21st century, and the questions about the concepts of female clowns, drag art, gender and feminisms. It is a case study in the “clowning” and “cabaristic” paths that constitute part of the trajectory of the female clown movement in Belo Horizonte. Or (to be more direct clowns) who are the Divinas Tetas, where they live, what they eat, how they reproduce. This article brings as theoretical and bibliographical references the authors Lili Castro, Daiani Brum, Ana Fuchs, Melissa Caminha, Erminia Silva, Renata Saavedra, Cleber Braga, Judith Butler, Manuela Castelo Branco de Oliveira and Neyde Veneziano.
Este artículo se propone abordar el contexto en el que surgió la plataforma de creación Divinas Tetas, de Belo Horizonte. Se hará un breve análisis de la trayectoria de articulación de las payasas en la capital de Minas Gerais, en las dos primeras décadas del siglo XXI, y se cuestionarán los conceptos de trabajo de clown femenino, arte drag, género y feminismos. Se trata de un estudio de caso en los caminos del “clowning” y “cabareteros” que constituyen parte de la trayectoria del movimiento femenino de clown en Belo Horizonte. O (para ser clowns más directos) quiénes son las Divinas Tetas, dónde viven, qué comen, cómo se reproducen. Este artículo trae como referencias teóricas y bibliográficas a las autoras Lili Castro, Daiani Brum, Ana Fuchs, Melissa Caminha, Erminia Silva, Renata Saavedra, Cleber Braga, Judith Butler, Manuela Castelo Branco de Oliveira y Neyde Veneziano.