A caligrafia da paisagem: a essência da linha oriental na pintura de Domènec Corbella

Revista Visuais

Endereço:
Rua Elis Regina, 50 - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083854
Site: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/index
Telefone: (19) 3521-4000
ISSN: 2447-1313
Editor Chefe: Prof. Dr. Mauricius Martins Farina
Início Publicação: 03/08/2015
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A caligrafia da paisagem: a essência da linha oriental na pintura de Domènec Corbella

Ano: 2020 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: TORRES GONÇALVES, S.
Autor Correspondente: TORRES GONÇALVES, S. | [email protected]

Palavras-chave: Caligrafia, Domènec Corbella, Shitao, filosofia oriental.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho pretende fazer uma análise sobre a presença e evolução da linha caligráfica oriental no trabalho de Domenec Cobella, em específico, das suas pinturas de paisagem realizadas entre 2003 e 2012 (fases Espírito Essencial e Espírito Zen). A part ir de 2003, com o início da etapa Espírito Essencial (2003-2006) a paisagem assume-se como tema principal na obra pictórica deste artista. Nos trabalhos desenvolvidos ao longo deste período, observa-se uma crescente sintetização dos elementos que formam o quadro, assim como o início da aplicação da linha como elemento modelador entre signo e significado, numa epitome depurada dos elementos que compõe. Essa depuração é levada ao extremo na fase seguinte, intitulada Espírito Zen (2007-2012) onde se observa um encadeamento na procura da essência dos elementos a representar, numa espécie de sintetização formal dos princípios externos da paisagem. A linha, ou o traço, transformam-se na matéria que conduz a união entre signo e significante, entre pintura e caligrafia, entre forma e mancha, ideia partilhada pelo Princípio da Pincelada Única de Shitao.



Resumo Inglês:

This work intends to analyze the presence and evolution of the oriental calligraphic line in the work of Domenec Cobella, in particular, of his landscape paintings carried out between 2003 and 2012 (phases Espírito Essencial and Espírito Zen). From 2003, with the beginning of the Essential Spirit stage (2003-2006), landscape became the main theme in this artist's pictorial work. In the works developed during this period, there is an increasing synthesis of the elements that make up the picture, as well as the beginning of the application of the line as a modeling element between sign and meaning, in an epitome purified of the elements that it composes. This debugging is taken to the extreme in the next phase, entitled Espírito Zen (2007-2012), where there is a link in the search for the essence of the elements to be represented, in a kind of formal synthesis of the external principles of the landscape. The line, or the line, becomes the material that leads to the union between sign and signifier, between painting and calligraphy, between form and stain, an idea shared by the Shitao Unique Brush Stroke Principle.



Resumo Espanhol:

Este trabajo pretende analizar la presencia y evolución de la línea caligráfica oriental en la obra de Domenec Cobella, en particular, de sus pinturas de paisajes realizadas entre 2003 y 2012 (fases Espírito Essencial y Espírito Zen). A partir de 2003, con el inicio de la etapa del Espíritu Esencial (2003-2006), el paisaje se convierte en el tema central de la obra pictórica de este artista. En los trabajos desarrollados durante este período, se produce una síntesis creciente de los elementos que componen el cuadro, así como el inicio de la aplicación de la línea como elemento modelador entre signo y sentido, en un epítome depurado de los elementos que lo componen. Esta depuración se lleva al extremo en la siguiente fase, titulada Espírito Zen (2007-2012), donde hay un vínculo en la búsqueda de la esencia de los elementos a representar, en una especie de síntesis formal de los principios externos del paisaje. La línea, o la línea, se convierte en el material que conduce a la unión entre signo y significante, entre pintura y caligrafía, entre forma y mancha, idea compartida por el Principio Único de la Pincelada de Shitao.