Camadas de gestos: estratégias para problematizar a relação entre corpo e objeto no Teatro de Animação

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Camadas de gestos: estratégias para problematizar a relação entre corpo e objeto no Teatro de Animação

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 32
Autores: Roberto Douglas Queiroz Gorgati
Autor Correspondente: Roberto Douglas Queiroz Gorgati | [email protected]

Palavras-chave: Corpo; objeto; gesto; arranjos; teatro de animação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo propõe uma discussão sobre as relações entre corpo, objeto e como essa relação cria narrativas. Este diálogo entre corpo e objeto pode revelar outras qualidades para ambos. Corpo e objeto são, para o Teatro de Animação, elementos que constroem juntos sua história. Essa história é formada por camadas   que podem ser identificadas e percebidas como um arranjo de gestos e objetos.Esses arranjos, mais do que um modelo, são questões sobre corpo, objetos, gestos e suas dinâmicas. Quando um objeto tradicional como uma marionete é percebidacomo dinâmicas, camadas, técnicas e materiais, tal percepção revela o arranjo, a composição como vários objetos colocados juntos. Assim tem-se novos objetos e gestos criando narrativas sob outra perspectiva.No presente estudo, a marionete, utilizada como exemplo, é tomada por um objeto complexo e composto que extrapola uma função dramatúrgica específica e passa ser parâmetro de reflexão sobre o corpo no teatro.



Resumo Inglês:

This article discusses the relationship between human body, objects and how this relationship creates narratives. This dialog between body and object can reveal other qualities for the body and object. Body and object are, in the art of puppetry, elements that build, together, the history of this art. The history is made by layers that can be identified and perceived like gestures and objects arrangements. These arrangements, more than a traditional model, are questions about body, objects, gestures and his dynamics. When traditional objects like a “marionette” are perceived like dynamics, layers, ethnics and materials this perception reveals the composition like various objects put together. So we have news objects and news gestures creating his narratives under another point of view. In the present study, the puppet, used as an example, is taken by a complex and composite object that extrapolates a specific dramaturgical function and becomes a parameter of reflection on the body in the theater.