Caminhos cruzados entre intermidialidade, star system e música no Ébrio de Gilda de Abreu

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Caminhos cruzados entre intermidialidade, star system e música no Ébrio de Gilda de Abreu

Ano: 2018 | Volume: 0 | Número: 42
Autores: Margarida Maria Adamatti
Autor Correspondente: Margarida Maria Adamatti | [email protected]

Palavras-chave: o Ébrio, Gilda de Abreu, Vicente Celestino, intermidialidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em 1935, o tenor Vicente Celestino lançou a música O Ébrio. Aproveitando o grande sucesso alcançado, a canção foi transposta para o universo do teatro, do cinema, da literatura e da telenovela ao longo de 30 anos. O artigo toma a intermidialidade, o conceito de transposição e o star system como ferramenta de análise do filme O Ébrio de Gilda de Abreu. A partir da construção da persona de Celestino, na materialidade do filme, no eu lírico da canção e na representação da vida midiática do ator, o objetivo é demonstrar como a presença em cena do astro nas sequências musicais junto à transposição intermidiática se fazem presentes na forma cinematográfica. O estudo demonstra como a presença em cena do astro nas sequências musicais fornece um fator de compensação à ausência do hic et nunc.



Resumo Inglês:

In 1935, the tenor Vicente Celestino has released the song O Ébrio. Taking advantage of the great success that was achieved, the song was transposed to the universe of theater, cinema, literature, and tv soap opera throughout thirty years. The article takes the intermidiality, the concept of transposition and the star system as an analysis tool of O Ébrio, by Gilda de Abreu. Based on the construction of Vicente Celestino’s persona in the materiality of the movie, in the lyric self of the song and in the representation of the actor's media life, the objective is to demonstrate how the star presence in the screen, in musical sequences along with intermedial transposition become present in the cinematographic form.