Ainda que não se configure como uma obrigatoriedade do ponto de vista legal, o ensino inclusivo na formação de professores é uma demanda que origina-se do campo de trabalho do licenciado em música, posto que, em algum momento da sua trajetória docente, irá trabalhar com pessoas com deficiência, seja no ensino inclusivo ou até mesmo na educação especial. Compreende-se, portanto, a necessidade de que a educação especial e inclusiva seja contemplada no período da formação do licenciado em música, com a finalidade de preparar o estudante para essas situações de ensino e aprendizagem. O objetivo deste relato de experiência é o de compartilhar o processo pedagógico de uma disciplina optativa de educação especial e inclusiva no contexto de um curso de licenciatura em música de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Por meio de registros realizados a partir de princípios e instrumentos da investigação etnográfica, expõem-se as situações de ensino aprendizagem que foram organizadas a partir dos princípios metodológicos freireanos, assim como as reflexões e os resultados. Dessa forma, ressalta-se a necessidade deste conteúdo fazer parte da formação do professor de música na graduação, e apresenta-se uma possibilidade de estruturação da proposta pedagógica da disciplina.
Although it is not configured as an obligation from a legal point of view, in-clusive teaching in the training of teach-ers, it is a demand that originates from the field of work of the music graduate, since, at some point in his teaching career, He will work with people with disabilities, if he does not teach but is inclusive or at the same time in special education. It is un-derstood, therefore, the need for special and inclusive education to be contem-plated in the training period of the music graduate, with the aim of preparing the student for these teaching and learning situations. The objective of this experi-ence report is to share the pedagogical process of an optional discipline of spe-cial and inclusive education in the context of a music degree course at a Public High-er Education Institution. By means of re-cords made from ethnographic research principles and instruments, we expose the situations of teaching or learning that are organized from Freirean methodological principles, as well as the reflections and results. In this way, the need for this con-tent to be part of the training of the music teacher at graduation is highlighted, and it presents a possibility of structuring the pedagogical proposal of the discipline