Canção do Poeta do Século XVIII, de Heitor Villa-Lobos: identidade transitiva no repertório villalobiano para canto e violão

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Canção do Poeta do Século XVIII, de Heitor Villa-Lobos: identidade transitiva no repertório villalobiano para canto e violão

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: Humberto Amorim
Autor Correspondente: Humberto Amorim | [email protected]

Palavras-chave: Heitor Villa-Lobos, canto, violão, Canção do Poeta do Século XVIII,

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir do levantamento de dados, datas de estreias, entrevistas, primeiras interpretações, gravações e críticas, além de mais de 30 inéditas matérias suscitadas em jornais e periódicos, este artigo apresenta dois propósitos: primeiro, realizar uma genealogia das três versões concebidas por Villa-Lobos para uma de suas peças vocais ainda pouco conhecidas, a Canção do Poeta do Século XVIII; depois, avaliar se (e em que medida) o debate em torno de questões estéticas e/ou estilísticas esteve presente já nos primeiros registros (gravações e performances) e críticas musicais que a obra recebeu ao longo das décadas de 1960 e 1970. Os resultados suscitam um possível olhar sobre a produção para canto e violão de Villa-Lobos a partir do conceito de “identidade transitiva” proposto por LLANOS (2018).



Resumo Inglês:

With the gathering of data, premiere dates, interviews, first performances, recordings and critiques, as well as more than 30 unpublished articles in newspapers and periodicals, this article has two purposes: first, to make a genealogy of the three versions devised by Villa-Lobos for one of his still little known vocal pieces, the Song of an Eighteenth Century Poet; then, to assess whether the debate around aesthetic and/or stylistic issues was already present in the early records, performances and musical critiques that the work received throughout the 1960s and 1970s. The results raise a possible look at Villa-Lobos’s production for voice and guitar from the concept of “transitive identity” proposed by Llanos (2018).