Este artigo segue os rastros do Capitão Pedro Leite em suas tramas vivenciadas no município de São José, no Estado de Santa Catarina, na virada do século XIX para o XX. Analisamos na trajetória do oficial de justiça afrodescendente, filho de mãe escravizada, as diferentes matrizes culturais de origem africana e europeia que se entrecruzam entre conciliações e conflitos de poder hegemônicos e contra hegemônicos. As fontes são registros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, documentos do Museu do Tribunal de Justiça e narrativas de moradores da cidade. Partindo da História Social e dos estudos pós-coloniais, observamos as práticas do Capitão do Cacumbi Pedro Leite, atentando para suas estratégias de resistência tecidas em redes de sociabilidades, e evidenciando o caráter da cultura como um corpo complexo de práticas, de necessidades e de expectativas.
This article follows the historical character Pedro Leite on his path in São José city, Santa Catarina, in the turn of century XIX for XX. It analyses the history of the afrodescendant bailiff, son of a slave mother, the different conflicts and conciliations in cultures of african and european origin, among hemonical and counter-hegemonic powers. The sources are registers of the brotherhood’s Nossa Senhora do Rosário and São Benedito, documents of the São José’s Tribunal Justice Museum, and also narratives of city locals. With the social history and p-colonial studies perspectives, we observed the practices of the Cacumbi Captain’s Pedro Leite, paying attention to his strategies in the network and showing the character of culture as one whole of practices, necessities and expectations.