Características agronômicas e incidência de ataque de Chalcodermus bimaculatus no feijão-caupi em função de doses de manganês.

Revista Agro@mbiente On-line

Endereço:
Centro de Ciências Agrárias, Campus do Caume, Universidade Federal de Roraima, Monte Cristo, Rod BR 174, s/n
/ RR
69000-000
Site: http://www.agroambiente.ufrr.br
Telefone: 95 3627 2573
ISSN: 19828470
Editor Chefe: Sandra Catia Pereira Uchôa
Início Publicação: 30/11/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Agronomia

Características agronômicas e incidência de ataque de Chalcodermus bimaculatus no feijão-caupi em função de doses de manganês.

Ano: 2014 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: N. S. Santos, S. C. P. Uchoa, A. C. S. Lima, J. M. A. Alves, D. C. O. Silva, L. T. Souza
Autor Correspondente: S. C. P. Uchoa | [email protected]

Palavras-chave: Vigna unguiculata. Manhoso. Micronutriente. Nutrição. Teor de manganês em feijão-caupi.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetivou-se com este trabalho avaliar as características agronômicas do feijão-caupi e a incidência do manhoso, Chalcodermus bimaculatus Fiedler, 1936 (Coleoptera: Curculionidae), em função de doses de manganês, via foliar, em condições de campo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições e seis tratamentos (5+1), sendo: cinco doses de Mn (0, 75, 150, 300, 600 g ha-1) e um tratamento testemunha (TT). O TT consistiu de duas pulverizações com inseticida Acefato (30 g ha-1), visando o controle do manhoso, principalmente. A primeira pulverização foi aos nove dias após o plantio (DAP) e a segunda aos 36 DAP. Para as características agronômicas foram avaliadas: número de ramos, comprimento do maior ramo, comprimento da vagem, produtividade de vagem verde e de grãos secos e teor foliar de Mn. A incidência do ataque do manhoso foi medida por meio do número de furos por vagem verde e seca e número de grãos verdes e secos perfurados por vagem. As características agronômicas e de incidência do manhoso tiveram seus resultados ajustados a modelo quadrático, exceto o teor foliar de Mn, que teve ajuste linear. As máximas produtividades de vagem verde e de grão seco foram obtidas com doses entre 300 e 309 g ha-1 de Mn e teor foliar de 96,90 mg kg-1 de Mn. A adubação foliar com Mn afetou a incidência de ataque do manhoso ao feijão-caupi, reduzindo o número de furos na vagem verde e seca e o número de grãos perfurados por vagem.