CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA BACIA URBANA CÓRREGO ROSEIRA – LONDRINA/PR UTILIZANDO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG).

Revista Geoaraguaia

Endereço:
Avenida Governador Jaime Campos, nº 6.390
/ MT
78.600-000
Site: http://araguaia.ufmt.br/revista/index.php/geoaraguaia/index
Telefone: (66) 3405-5317
ISSN: 22369716
Editor Chefe: Romario Rosa de Sousa
Início Publicação: 30/06/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geografia

CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA BACIA URBANA CÓRREGO ROSEIRA – LONDRINA/PR UTILIZANDO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG).

Ano: 2013 | Volume: Especial | Número: Especial
Autores: Mariane Mayumi Garcia Takeda, Osvaldo Coelho Pereira Neto, Mirian Vizintim Fernandes Barros, Gabriel Pereira, Francielle da Silva Cardozo, Yosio Edemir Shimabukuro
Autor Correspondente: M M G T, O C P N, M V F B, G P, F S C, Y E S | [email protected]

Palavras-chave: Microbacia; Sistema de Informação Geográfica (SIG); Características Físicas; Recursos Naturais e Planejamento Ambiental.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Londrina possui na sua área urbana, aproximadamente 84 cursos d'água; devido a isto, existe uma grande necessidade de planejamento ambiental que considere os aspectos físicos e de uso do solo de uma bacia, fornecendo assim um diagnóstico das condições e da qualidade ambiental da cidade. Neste sentido, realizou-se um levantamento das características físicas da bacia Córrego Roseira utilizando o software SPRING 4.3 e imagens do satélite QuickBird e, a partir das técnicas de Geoprocessamento foi criado um banco de dados ambiental no qual foi possível a criação do mapa de uso do solo da Área de Preservação Permanente, de declividade e hipsométrico. Através das análises dos dados e visitas in loco foram observadas que leis ambientais e leis de parcelamento do solo não estão sendo respeitadas, como exemplo ocupações irregulares no interior da APP; ausência de mata ciliar; uso e ocupação inadequados do solo além da destinação incorreta de resíduos.