OBJETIVOS: Caracterizar um padrão postural em bailarinas clássicas e identificar quais são as principais lesões que acometem esse determinado grupo. MÉTODOS: Revisão da literatura realizada em banco de dados eletrônicos independente da linguagem. Revisão da literatura realizada em banco de dados eletrônicos independente da linguagem. Foram selecionados para esta pesquisa 28 trabalhos que discorriam sobre postura biomecânica, ballet e lesões. RESULTADOS: Foram selecionados 28 trabalhos que discorriam sobre postura e biomecânica, ballet e lesões. Detectou-se que a prática do ballet é capaz de exercer influência na postura corporal, pois existem tendências posturais adotadas pela maioria das bailarinas, como extensão de tronco e anteversão da pelve que propiciam estresse biomecânico nas articulações, o que frequentemente resulta em disfunções. As lesões associadas prevalentes são as de pé e tornozelo, seguidas pelas de joelho, quadril coluna e, por último, as do membro superior. CONCLUSÃO: O ballet clássico apesar de seguir padrões biomecânicos corretos, quando não bem instruÃdo e orientado, predispõe seus praticantes a lesões caracterÃsticas e alterações posturais irreversÃveis.
To characterize postural pattern of classical dancers and identify which is the main injuries that affect this particular group. METHODS: Literature revision based on an international electronic database independent of language. It was selected to the research 28 assignments that discoursed about biomechanics posture, ballet and injuries. RESULTS: It was selected to the research 28 assignments that discoursed about biomechanics posture, ballet and injuries. It was detected that practice of ballet is capable to exert influence in the body posture, because exists a postural tendency adopted by the most of classical dancers, like body extension and pelvis anteversion which results in biomechanical stress in the joints, what often results in dysfunction. The injuries associated to prevalent are foot and ankle; follow by knee, hip and spine, lastly, the upper limb. CONCLUSION: The classical ballet although follow correct biomechanical patterns, when not well instructed and oriented, predisposing their practitioners to the characterize injuries and irreversible postural changes.