CARICATURAS DA ÁFRICA: a Partilha da África pela imprensa ilustrada de Lisboa

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São Luís / MA
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ISSN: 18088031
Editor Chefe: Marcelo Cheche Galves
Início Publicação: 13/04/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

CARICATURAS DA ÁFRICA: a Partilha da África pela imprensa ilustrada de Lisboa

Ano: 2016 | Volume: 13 | Número: 22
Autores: SÍLVIO MARCUS DE SOUZA CORREA
Autor Correspondente: SÍLVIO MARCUS DE SOUZA CORREA | [email protected]

Palavras-chave: Partilha da África, Caricaturas, Colonialismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nas últimas décadas do século XIX, a Partilha da África foi um tema dos semanários satíricos ou de humor político da imprensa periódica ilustrada de Londres, Paris e Berlim. Mas foi em Lisboa que os caricaturistas mais representaram a África por meio de estereótipos femininos, notadamente como objeto do desejo de pretendentes estrangeiros. Com base numa amostra iconográfica de periódicos portugueses, procuro demonstrar, entre outros aspectos, o quanto essa versão portuguesa da Partilha da África espelhava o espectro da castração a uma geração de intelectuais e artistas cujo patriotismo fazia par com o colonialismo.



Resumo Inglês:

In the last decades of the 19th century, the Scramble for Africa was a theme of the weekly magazines and newspapers of the illustrated press in London, Paris and Berlin. But it was in Lisbon that caricaturists most represented Africa through female stereotypes, especially as the object of the desire of foreign aspirants. Among other aspects, I try to demonstrate how this Portuguese version of the Scramble for Africa mirrored the castration spectrum of a generation of intellectuals and artists whose patriotism was been well suited to colonialism.



Resumo Espanhol:

Durante las últimas décadas del siglo XIX, el Reparto de África fue tema de los semanarios satíricos y de humor político de la prensa ilustrada de Londres, París y Berlín. Pero no fue sino en Lisboa donde los caricaturistas más representaron a África por medio de estereotipos femeninos, especialmente aquellos que la personificaban como objeto de deseo de pretendientes extranjeros. Con base en una muestra iconográfica de periódicos portugueses, procuro demostrar, entre otros aspectos, en qué medida esa versión portuguesa del Reparto de África reflejaba el espectro de castración de una generación de intelectuales y artistas cuyo patriotismo estaba a la par del colonialismo.