CARTOGRAFIAS E LEITURA DA EXPERIÊNCIA EM LA RAZÓN DE MI VIDA

Thêma et Scientia

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ISSN: 2237843X
Editor Chefe: Eduardo Miguel Prata Madureira
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

CARTOGRAFIAS E LEITURA DA EXPERIÊNCIA EM LA RAZÓN DE MI VIDA

Ano: 2011 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: P. C. Fachin, L. K. Alves
Autor Correspondente: P. C. Fachin | [email protected]

Palavras-chave: alteridade, autobiografia, Perón, Eva Perón.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Eva Perón, em La razón de mi vida (1951), narra a trajetória desde a sua juventude, antes de fazer parte da “causa social” até o momento em que declara a sua consciência com relação a questões de gênero e participação política na América Latina. Ao optar pela escrita autobiográfica, ao escrever sua história de vida, Eva Perón almeja ordenar e compreender os acontecimentos que constituíram sua existência, cujo enfoque já aparece no título da obra, verificando sua importância para a escritura do texto. A proposta deste texto é refletir sobre o processo pelo qual Eva Perón ao falar de si, revela o outro, ou seja, como questões de alteridade aparecem em sua autobiografia. O texto apresenta um discurso centrado na experiência de um sujeito que se autorrepresenta configurado como uma escrita do eu, mas que paradoxalmente revela o outro.



Resumo Espanhol:

Eva Perón, en La razón de mi vida (1951), narra su trayectoria desde su juventud, antes de hacer parte de la obra social de Perón hasta el momento en el que declara su conciencia con relación a cuestiones de género y participación política en América latina. Al optar por el género autobiográfico, al describir su historia de vida, Eva Perón desea ordenar y comprender los hechos que construyeron su existencia, cuyo enfoque ya aparece en el título de la obra, averiguando su importancia para la escrita del texto. El objetivo de este texto es hacer una reflexión sobre el proceso por el cual Eva Perón al hablar de sí, revela el otro, es decir, como cuestiones de alteridad aparecen en su autobiografía. El texto presenta un discurso centrado en la experiencia de un sujeto que se autorrepresenta configurado como una escrita del yo, pero que paradójicamente revela el otro.