Casa-grande e mucambo: Mário de Andrade no pastoril de Maria Cuncáu

Guavira Letras

Endereço:
Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 - Distrito Industrial II
Três Lagoas / MS
79613-000
Site: http://www.guaviraletras.ufms.br
Telefone: (67) 3509-3701
ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

Casa-grande e mucambo: Mário de Andrade no pastoril de Maria Cuncáu

Ano: 2016 | Volume: 12 | Número: 23
Autores: Raquel Illescas Bueno
Autor Correspondente: R. I. Bueno | [email protected]

Palavras-chave: Mário de Andrade, viagens etnográficas, nacionalismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em “Briga das pastoras”, Mário de Andrade ficcionaliza experiências vividas em sua segunda viagem etnográfica, quando percorreu o Nordeste brasileiro a fim de conhecer e divulgar manifestações da cultura popular. Dentre seus objetos de estudo estavam as danças dramáticas, e dentre elas os pastoris. O conto enfoca uma festa depauperada, em que predominam a degradação e a vulgarização dos comportamentos. Hóspede num engenho de cana-de-açúcar, o narrador-protagonista sofre por não corresponder totalmente às regras da hospitalidade. Já o autor, deixa registrada sua aversão à presença do urbano e do profano num local que ele preferiria ver preservado do cosmopolitismo. O artigo compara “Briga das pastoras”, os registros dos diários de viagem publicados em O turista aprendiz e uma passagem de Danças dramáticas do Brasil. Na conclusão, reforça-se a ideia de que tanto na vida como na arte Mário de Andrade questionou a fundo os limites da atitude nacionalista, incapaz de alterar os rumos das desigualdades sociais historicamente estabelecidas e talvez prejudicial à qualidade estética.



Resumo Inglês:

In “Briga das pastoras”, Mário de Andrade turns into fiction some experiences he lived in his second etnographic trip, when he traveled the Brazilian Northeast to get to know and to spread manifestations of popular culture. Among his objects of study were the so called dramatic dances, and among them the “pastoris”. The short story shows a poor Christmas party, in which the degradation and the vulgarization of conducts predominate. Being a guest in an “engenho” that processed sugar cane, the narrator-protagonist suffers because he cannot satisfy completely the laws of hospitality. The author, however, makes clear his aversion towards the presence of urban and profane elements in a place he preferred to see preserved from cosmopolitism. The paper compares “Briga das pastoras”, the travel diaries included in O turista aprendiz and a fragment from Danças dramáticas do Brasil. The conclusion reinforces the idea that in both his life and his art Mário de Andrade always questioned the limits of the nationalist attitude, seen as incapable of changing the course of social differences that were historically established and considered as something that maybe was harmful to the aesthetic quality of art.