Casos e coisas em torno de Nora, ou para onde pode ir o teatro quando uma mulher bate a porta atrás de si com força

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Casos e coisas em torno de Nora, ou para onde pode ir o teatro quando uma mulher bate a porta atrás de si com força

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 33
Autores: Lúcia Romano
Autor Correspondente: Lúcia Romano | [email protected]

Palavras-chave: Teatro feminista; personagem feminina; produzido das mulheres; Henrik Ibsen

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No presente texto, analisamos encenações nacionais inspiradas em A Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen, a fim de observar de que maneira elas possibilitaram uma perspectiva mais libertária para as mulheres, considerando variações no modo de apresentar o estatuto ficcional da personagem feminina protagonista, Nora, assim como recursos de desestruturação de alguns pilares do modelo dramático mais tradicional (em termos da abordagem dramatúrgica, das invenções da cena e sua semiose e da relação entre enquadramento ficcional e contexto histórico da montagem). Serão atritadas algumas montagens realizadas de 2009 a 2018, em especial, no Rio de Janeiro e em São Paulo, observando como casos paradigmáticos as experiências da Cia Temporária de Investigação Cênica, em E Agora, Nora?, dirigida por Joana Dória a partir de criação colaborativa, e da versão nacional de Casa de Bonecas -2, encenação de Regina Galdino produzida e protagonizada por Marília Gabriela, a partir do texto de Lucas Hnath. As encenações configuram dois exemplares contrastantes da relação entre feminismo, cena teatral e criação das mulheres, e são tratadas aqui como pólos de uma linha (tensa) desenhada por possíveis escolhas criativas, permitindo levantar elementos que definem um teatro diferenciadoatravés da ênfase na luta pela igualdade entre homens e mulheres.



Resumo Inglês:

In this present text, we analyze national theatrical performance inspired by Henrik Ibsen’s The Dolls House, in order to observe how they allowed a more libertarian pers- pective for women, considering variations on the way they present the fictional status of the protagonist female character, Nora, as well as recourses to destruct some of the pillars of the more traditional dramatic model (whether in terms of the dramaturgical approach, the inventions of the scene and its semiosis, and the relation between the fictional framing and the historical con- text of the performance). It will be rubbed some performances accomplished from 2009 to 2018, especially in Rio de Janeiro and São Paulo, observing as paradigmatic cases the experiences of the Cia Temporária de Investigação Cênica, in And Now, Nora? , directed by Joana Dória, and the direction of Regina Galdino for Casa de Bonecas -2 , produced and carried out by Marília Gabriela, from the text of Lucas Hnath. The pieces represent two contrasting examples of the relationship between feminism, thea- trical scene and the creation of women, and are treated here as poles of a (tense) line of possible creative choices, allowing to raise elements that define a different theater through the emphasis on the struggle for equality between men and women