Catar e colecionar – Do lixo à museália nos Museus do lixo

Revista Mundaú

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ISSN: 2526-3188
Editor Chefe: Silvia Aguiar Carneiro Martins
Início Publicação: 01/12/2016
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia

Catar e colecionar – Do lixo à museália nos Museus do lixo

Ano: 2022 | Volume: 0 | Número: 12
Autores: Gloria Alejandra Guarnizo Luna
Autor Correspondente: Gloria Alejandra Guarnizo Luna | [email protected]

Palavras-chave: Coleta, Musealia, Acervo do Museu do Lixo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As novas abordagens e perspectivas institucionais do campo dos museus, principalmente a partir da década de 1980, passaram a inserir material, imaterial e simbolicamente, memórias e histórias cada vez mais singulares que agem sobre os objetos e acervos de museus, onde há uma tendência a não mais avaliar seu “grau de importância”. A ampliação do campo museal e a própria definição de museu, permitem que os Museus do Lixo sejam concebidos como espaços museais e que os restos, os excessos e o lixo sejam (re)significados como objetos de museu. A incorporação de objetos provenientes do lixo em alguns dos acervos nos Museus do Lixo, acontece através de personagens, entre eles Valdinei Marques, conhecido como “Nei”, Rubens Dalprat, Alfonso Cardoso conhecido como “Panamá”. Estes “trapeiros”, ligados a empresas de reciclagem de lixo, ou sistemas de lixo, cataram, selecionaram coisas e objetos que consideraram que não eram lixo, passando a compor coleções e acervos dos Museus do Lixo nas cidades de Florianópolis (SC), São José dos Campos (SP) e Campo Magro/Curitiba (PR).



Resumo Inglês:

The new approaches and institutional perspectives in the field of museums, mainly from the 1980s onwards, began to insert material, immaterially and symbolically, increasingly unique memories and stories that act on objects and museum collections, where there is a tendency to no longer assess their “degree of importance”. The expansion of the museum field and the very definition of museum allow the Trash Museums to be conceived as museum spaces and for the remains, excesses and garbage to be (re)signified as museum objects. The incorporation of objects from garbage in some of the collections in the Trash Museums, happens through characters, among them Valdinei Marques, known as “Nei”, Rubens Dalprat, Alfonso Cardoso known as “Panamá”. These “trapeiros”, linked to garbage recycling companies, or garbage systems, collected, selected things and objects that they considered were not garbage, starting to compose collections of the Garbage Museums in the cities of Florianópolis (SC), São José dos Campos (SP) and Campo Magro/Curitiba (PR).



Resumo Espanhol:

Los nuevos enfoques y perspectivas institucionales en el campo de los museos, especialmente a partir de la década de 1980, comenzaron a insertar material, inmaterial y simbólicamente, memorias e historias cada vez más singulares que actúan sobre los objetos y colecciones museísticas, donde se tiende a dejar de valorar su “grado de importancia”. La ampliación del campo museístico y la propia definición de museo permiten concebir los Museos de la Basura como espacios museísticos y que los restos, excesos y basuras sean (re)significados como objetos de museo. La incorporación de objetos de basura en algunas de las colecciones de los Museus de la Basura pasa por personajes, entre ellos Valdinei Marques, conocido como “Nei”, Rubens Dalprat, Alfonso Cardoso conocido como “Panamá”. Estos “traperos”, vinculados a empresas de reciclaje de basura, o sistemas de basura, recogían, seleccionaban cosas y objetos que consideraban que no eran basura, pasando a componer colecciones y acervos de los Museos de la Basura en las ciudades de Florianópolis (SC), São Paulo. José dos Campos (SP) y Campo Magro/Curitiba (PR).


Resumo Francês:

Les nouvelles approches et perspectives institutionnelles dans le domaine des musées, notamment à partir des années 1980, ont commencé à insérer matériellement, immatériellement et symboliquement, des mémoires et des histoires de plus en plus singulières qui agissent sur les objets et les collections muséales, où l'on a tendance à ne plus évaluer leur "degré d'importance". L'élargissement du champ muséal et la définition même du musée permettent de concevoir les Musées des Déchets comme des espaces muséaux et de (re)signifier les restes, les excès et les déchets comme des objets muséaux. L'incorporation d'objets provenant des ordures dans certaines des collections du Museus do Lixo, se fait à travers des personnages, parmi lesquels Valdinei Marques, dit "Nei", Rubens Dalprat, Alfonso Cardoso dit "Panamá". Ces «trapeiros», liés à des entreprises de recyclage des ordures ou à des systèmes d'ordures, ont collecté, sélectionné des choses et des objets qu'ils considéraient comme n'étant pas des ordures, commençant à composer des collections et des collections des musées des ordures dans les villes de Florianópolis (SC), São Paulo. José dos Campos (SP) et Campo Magro/Curitiba (PR).