CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar:racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 6.ed.São Paulo: Contexto,2012

Revista Em Favor de Igualdade Racial

Endereço:
6637 - Br 364, Km 04 - Distrito Industrial
Rio Branco / AC
Site: https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/issue/view/155
Telefone: (68) 9974-5156
ISSN: 2595-4911
Editor Chefe: Flávia Rodrigues Lima da Rocha
Início Publicação: 11/05/2020
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar:racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 6.ed.São Paulo: Contexto,2012

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: I. S. Souza, L. E. L. Souza, L. T. Q. Alves, L. A. N. S. Mendes, V. P. Vale
Autor Correspondente: I. S. Souza | [email protected]

Palavras-chave: RESENHA

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esta obra é fruto da pesquisa de mestrado da autora Eliane dos Santos Cavalleiro, apresentada a banca de defesa da Universidade de São Paulo no ano de 1998.
No segundo semestre de 1995, Eliane Cavalleiro ingressa no Núcleo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro, da Universidade de São Paulo (NEINB-USP) somado a sua experiência profissional em uma escola de educação infantil por mais de quatro anos, onde conviveu diariamente com crianças de quatro a seis anos. Essa experiência permitiu que a autora identificasse que nessa faixa etária, as crianças negras já apresentam uma identidade negativa em relação ao grupo étnico ao qual pertencem e a partir dessas experiências foi que surgiu a ideia da pesquisa.
A pesquisa traz como tema a compreensão da socialização, no que se refere às relações étnicas estabelecidas no espaço da pré-escola e no ambiente familiar. Supondo que a criança negra, desde a educação infantil, está sendo socializada para o silêncio e para a submissão.