Certas equivalências e aspirações em comum: Luiz Sérgio Person e a produção cinematográfi ca de São Paulo na década de 1960

Artcultura

Endereço:
AV: JOãO NAVES DE ÁVILA, 2121
Uberlândia / MG
0
Site: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Certas equivalências e aspirações em comum: Luiz Sérgio Person e a produção cinematográfi ca de São Paulo na década de 1960

Ano: 2018 | Volume: 20 | Número: 36
Autores: Jaison Castro Silva
Autor Correspondente: Jaison Castro Silva | [email protected]

Palavras-chave: Luiz Sergio Person; produção cinematográfi ca de São Pau-lo; década de 1960.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O texto analisa como o cineasta Luiz Sérgio Person se inseriu, ainda que de modo heterodoxo, no contexto cultural do cinema paulista. Durante muito tempo vinculado a outros movimen-tos cinematográfi cos, Person sempre manteve uma relação ambivalente com o cenário paulista, até que, a partir de 1966, o cineasta passou a representar um exemplo de cinema autoral diante de uma produção fílmica que, através do INC e da revista Filme Cultura, bus-cava construir um meio-caminho entre o cinema de autor e o cinema de indús-tria em sua proposta de constituição de um polo de produção cinematográfi ca. Apesar de sua inserção, Luiz Sérgio Person afi rmou sua individualidade e seu não pertencimento a grupos em um contexto cultural em que isso poderia ocasionar um relativo isolamento. Sua trajetória singular mostra-se uma ex-cepcional oportunidade para analisar as iniciativas individuais frente a um cenário em que as posições políticas ge-ravam uma polarização aparentemente irremediável.



Resumo Inglês:

This article analyses how fi lmmaker Luís Sérgio Person fi ts, albeit in an unorthodox way, into the cultural experience of São Paulo cinema. For a long time, Person’s trajectory has been seen as a part of other cinematographic movements. Person always had an ambivalent relationship with the cultural options defended by São Paulo fi lm industry. Nevertheless, after 1966, he became an example of authorial cinema against a background of fi lm pro-duction whose main focus was building a fi lm production hub, which was supported INC and Filme Cultura magazine. This proposal had predicted the possibility of fi lmmaking that merge authorial ambi-tions and industrial requirements. Luís Sérgio defends his own individuality as uncommitt ed to any groups, but this led him to a relatively isolated path. His trajectory off ers an outstanding oppor-tunity to analyze individual positions in a political sett ing with an undeniable polarization between left and right