O presente artigo, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, apresenta um panorama das bases históricas e culturais do cordel, bem como sua chegada e fixação em terras brasileiras, a partir da região Nordeste. Discute o cordel Horácio de Matos, herói da Chapada Diamantina, de Antonio Alves da Silva (2005), relacionando a obra aos pressupostos teóricos da representação da região e do homem nordestino, presentes nas obras do professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, a partir da perspectiva de análise foucaultiana para se pensar o poder, suas relações, representações, e discursos regionais, como constitutivos de identidades essencializadas, estabelecidas pelos grupos sociais hegemônicos. E, por fim, compara a construção da imagem do coronel Horácio de Matos, com a que forjou uma identidade de Nordeste como lugar do atraso, em oposição ao Sul desenvolvido.
This article, developed from bibliographic research, presents an overview of the historical and cultural bases of Cordel (regional literature), as well as its arrival and establishment in Brazilian lands, from the Northeast region. It argues the Cordel Horácio de Matos, hero of Chapada Diamantina, by Antonio Alves da Silva (2005), relating the work to theoretical assumptions of the representation of the region and the northeastern people, present in the works of Professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, from the perspective of Foucauldian analysis to think about power, its relations, representations, and regional discourses, as constitutive of essentialized identities, established by hegemonic social groups. And, finally, it compares the construction of the image of Colonel Horácio de Matos with the one that forged an identity of the Northeast of Brazil as a place of backwardness, in opposition to the developed South.