The Chronicles of Narnia e a Bíblia – diálogos teopoéticos da literatura anglófona e hebraica

BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras

Endereço:
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Linguística, Letras e Artes - Campus II - Rodovia Alagoinhas - Salvador - BR 110
Alagoinhas / BA
Site: https://revistas.uneb.br/index.php/babel
Telefone: (75) 3422-2321
ISSN: 2238-5754
Editor Chefe: Marcos Antonio Maia Vilela
Início Publicação: 01/12/2011
Periodicidade: Semestral

The Chronicles of Narnia e a Bíblia – diálogos teopoéticos da literatura anglófona e hebraica

Ano: 2017 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: Ana Carla de Almeida Santos
Autor Correspondente: Ana Carla de Almeida Santos | [email protected]

Palavras-chave: Estudos Comparativos, Literatura Anglófona, Literatura Hebraica, Símbolos Teopoéticos, Construção Ontológica do Ser Humano em Sociedade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo discutea respeito das representações de Deus criadas na Bíblia Sagrada e no livro The Chronicles of Narnia –The horse and his boy–de Clive  Staples Lewis. À guisa de comparação, busca,   a   partir   de   uma   análise   hermenêutica   das   imagens   poéticas,   pontos   de   aproximação   e distanciamento entre as obras. Com o mesmo propósito da gênese de sua disciplina norteadora (Literatura Comparada), de evitar o isolacionismo nacionalista, constrói diálogos entre literatura anglófona e hebraica. Desta  sorte,  este  trabalho  poderá  vir  a  contribuir  com  os  estudos  comparativos.  À  luz  dos  pressupostos teóricos  de  Nitrini  (1997),  Antonio  Candido  (2006),  Auerbach  (1971),  Borges  (1999),  Paul  Valéry  (apud NITRINI,  1997),  significa-se  os  símbolos  teopoéticos  criados  nas  obras,  bem  como,  a  influência  de  tais imagens  na  construção  ontológica  do  ser  humano  em  sociedade,  tendo  em  vista  a  função  total,  social  e ideológica da literatura.



Resumo Inglês:

This  article  discusses  about  the  representations  of  God  created  in  the  Bible  and  in  The Chronicles of Narnia -The Horse and His Boy by Clive Staples Lewis. By way of comparison, it seeks, from a  hermeneutic  analysis  of  poetic  images,  points  of  approximation  and  distance  between  works.  With  the same  purpose  of  the  genesis  of  its  guiding  discipline  (Comparative  Literature),  of  avoiding  the  nationalist isolationism,  it  constructs  dialogs  between  Anglophone and  Hebrew  Literature.  Therefore,  this  work  may contribute  to  comparative  studies.  In  the  light  of  the  theoretical  presuppositions  of  Nitrini  (1997),  Antonio Candido (2006), Auerbach (1971), Borges (1999), Paul Valéry (apud NITRINI, 1997), the theopoetic symbols created in the works are defined, as well as, the influence of such images in the ontological construction of the human being in society, aware about the total, social and ideological function of literature.