CIÊNCIA, RELIGIÃO E VIDA: UMA CRÍTICA AO OBJETIVISMO CIENTÍFICO E AO SUBJETIVISMO RELIGIOSO

Basilíade

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ISSN: 2596-092X
Editor Chefe: Irineu Letenski
Início Publicação: 27/01/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Teologia

CIÊNCIA, RELIGIÃO E VIDA: UMA CRÍTICA AO OBJETIVISMO CIENTÍFICO E AO SUBJETIVISMO RELIGIOSO

Ano: 2022 | Volume: 4 | Número: 8
Autores: Ramon Bolivar Cavalcanti Germano
Autor Correspondente: R. B. C. Germano | [email protected]

Palavras-chave: Ciência, Religião, Objetivismo, Subjetivismo, Vida

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste trabalho apresentamos uma crítica à perspectiva objetivista da ciência, bem como à visão subjetivista da religião. Veremos em que sentido o objetivismo pode ser compreendido como a contradição da objetividade consigo mesma e como o subjetivismo pode ser entendido como a contradição da subjetividade consigo mesma. Na primeira parte, abordamos o problema do objetivismo científico tomando como ponto de partida a compreensão tradicional de objetividade científica. Frisamos então a distinção, que remonta a Popper, entre verdade objetiva e certeza subjetiva. Mostramos que há confusão na ciência quando um conhecimento objetivo é tratado como certeza peremptória. Essa é a característica básica do objetivismo. Na segunda parte do trabalho analisamos o problema do subjetivismo religioso a partir da distinção entre fé religiosa e eticidade (cuja expressão mais acabada é o amor). Valendo-nos de algumas intuições feuerbachianas, mostramos que, sem o amor, a fé religiosa entra em contradição com a eticidade, com a “realidade subjetiva do gênero”, com a essência intersubjetiva que é o núcleo de toda individualidade. O subjetivismo religioso é a exacerbação do caráter particular e exclusivo da fé religiosa. Nisso a subjetividade nega a sua dimensão originária, a saber: a intersubjetividade. Finalizamos mostrando como o objetivismo científico e o subjetivismo religioso são indícios importantes de uma crise da cultura.



Resumo Inglês:

In this paper we present a critique of the objectivist perspective of science, as well as the subjectivist view of religion. We will see in what sense objectivism can be understood as the contradiction of objectivity with itself and how subjectivism can be understood as the contradiction of subjectivity with itself. In the first part, we approach the problem of scientific objectivism taking as a starting point the traditional understanding of scientific objectivity. We then emphasize the distinction, which goes back to Popper, between objective truth and subjective certainty. We show that there is confusion in science when objective knowledge is treated as peremptory certainty. This is the basic characteristic of objectivism. In the second part of the work, we analyze the problem of religious subjectivism from the point of view of the distinction between religious faith and ethicity, whose most complete expression is love. Using some of Feuerbach's insights, we show that, without love, religious faith comes into contradiction with ethicity, with the “subjective reality of the genre”, with the intersubjective essence that is the core of all individuality. Religious subjectivism is the exacerbation of the particular and exclusive character of religious faith. The subjectivity denies its original dimension, namely: intersubjectivity. We end by showing how scientific objectivism and religious subjectivism are important signs of a crisis in culture.