Ciberespaço, Trabalho Imaterial e Propriedade Intelectual: as transformações no capitalismo e as novas formas de distribuição do conhecimento.

Aurora (UNESP. Marília)

Endereço:
Av. Hygino Muzzi Filho, 737 Bairro: Mirante CEP: 17.525-000 - Marília, SP - Mirante
Marília / SP
17525-000
Site: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/index
Telefone: (14) 3402-1300
ISSN: 1982-8004
Editor Chefe: Agnaldo dos Santos
Início Publicação: 30/11/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Multidisciplinar

Ciberespaço, Trabalho Imaterial e Propriedade Intelectual: as transformações no capitalismo e as novas formas de distribuição do conhecimento.

Ano: 2007 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: CRUZ, Leonardo Ribeiro
Autor Correspondente: CRUZ, L. R. | [email protected]

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Internet propiciou a formação de uma rede descentralizada de informações jamais vista.Baseando-se na digitalização da informação, a arquitetura da rede permitiu uma ampla distribuição de informações de maneira fácil e relativamente barata, favorecendo uma ampla distribuição cultural de novo tipo, baseada na facilidade de apropriação, de cópia, de compartilhamento e de produção de réplicas idênticas ao original. Porém, essa prática tão comum da cibercultura freqüentemente desconsidera as leis de proteção dos direitos autorais, pois favorece uma livre circulação de informações em detrimento à proteção dos interesses autorais e mercadológicos de distribuição. Visto isso, objetivamos neste trabalho investigar as formas de distribuição de informação no novo arcabouço tecno-informacional e as suas relações com as estruturas jurídicas das leis proteção autoral e de novas formas de acumulação: o Trabalho Imaterial.