"CIDADE DE DEUS" E "JANELA DA ALMA": UM ESTUDO SOBRE A CADEIA PRODUTIVA DO CINEMA BRASILEIRO

RAE-Revista de Administração de Empresas

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ISSN: 347590
Editor Chefe: Maria José Tonelli
Início Publicação: 30/04/1961
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Administração

"CIDADE DE DEUS" E "JANELA DA ALMA": UM ESTUDO SOBRE A CADEIA PRODUTIVA DO CINEMA BRASILEIRO

Ano: 2009 | Volume: 49 | Número: 1
Autores: João Paulo Rodrigues Matta, Elizabeth Regina Loiola da Cruz Souza
Autor Correspondente: João Paulo Rodrigues Matta | [email protected]

Palavras-chave: Indústria cinematográfica brasileira, produção, comercialização, Cidade de Deus, Janela da alma

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetiva-se discutir e analisar as trajetórias de produção, comercialização e exibição no mercado interno de salas de exibição dos filmes Cidade de Deus e Janela da alma, mapeando convergências e diferenças. Trata-se de estudo de caso múltiplo, de natureza exploratória, com base em triangulação de fontes. Os resultados mostram as seguintes convergências: o estreitamento de parcerias entre produtoras e distribuidoras; a utilização de recursos de leis brasileiras de incentivo ao desenvolvimento da atividade audiovisual; a importância e eficácia das estratégias de marketing e de lançamento formatadas; a natureza do trabalho de equipe dos projetos; e a necessidade de perceber e de superar sinais negativos inicialmente emitidos pelo mercado. Dentre as principais divergências, destacam-se: o grau de engajamento dos diretores em todas as etapas dos projetos dos filmes; a focalização das estratégias de marketing em festivais como forma de desenvolvimento de mercado; e o foco em resultados comerciais.



Resumo Inglês:

The aim is to discuss and analyze production, marketing and exhibition paths in the domestic cinema market that show the movies, Cidade de Deus and Janela da alma, by outlining their convergences and the differences. This is a multiple case study of an exploratory nature, based on source triangulation. The results show the following convergences: the strengthening of partnerships between producers and distributors; the use of funds from Brazilian legislation for encouraging the development of audio-visual activities; the importance and effectiveness of formatted marketing and launch strategies; the nature of the project team's work and the need to perceive and overcome the negative signals initially coming from the market. The main divergences include in particular: the degree of commitment of the directors at all stages of the films' projects; the focus on marketing strategies in festivals as a way of developing the market and the focus on commercial results.