A cidade dos anos 2010 na Análise de Discurso Brasileira

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ISSN: 2674-7375
Editor Chefe: Greciely Cristina da Costa
Início Publicação: 30/06/1998
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Linguística

A cidade dos anos 2010 na Análise de Discurso Brasileira

Ano: 2021 | Volume: 24 | Número: 47
Autores: Alves, Mariana Garcia de Castro
Autor Correspondente: Alves, Mariana Garcia de Castro | [email protected]

Palavras-chave: Discurso, Cidade, Textometria, Historia das ideias discursivas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O espaço urbano na análise de discurso brasileira, que tomamos pelo nome Eni Orlandi, é decisivo para a compreensão dos processos de significação na contemporaneidade. Pela proximidade e especificidade histórica, a cidade da década de 2010, cujas movimentações continuam a irradiar interpretações das mais diversas, permanece demandando sentidos. No rastreamento de uma teoria discursiva da cidade, o artigo seleciona ensaios de Orlandi sobre o urbano produzidos nesses anos. Ao realizar análise fatorial com o auxílio de ferramentas de textometria, o trabalho aponta, como gesto de interpretação, um modo de ler essa produção, voltada ao “real da cidade” em seus fluxos, no compasso do farol ao qual se assujeita o malabares e no ritmo do passinho da garotada da periferia a animar os pancadões.



Resumo Inglês:

Urban space in the brazilian analysis of discourse, which we take by the name Eni Orlandi, is decisive for the understanding of the processes of signification in contemporary times. Due to its proximity and historical specificity, the city of the 2010’s, whose movements continue to radiate the most diverse interpretations, remains demanding meanings. In tracking a discursive theory of the city, the article selects Orlandi's essays about the urban space produced in those years. When carrying out factorial analysis with textometry tools, the work points out, as a gesture of interpretation, a way of reading this production, focused on the “real of the city” in its flows, in the compass of the traffic light to which the jugglers are subjected and in the rhythm of the passinho of the youth of the periphery to animate the beats.