Cinema, Antropologia e a construção de mundos possíveis: o caso dos festivais de cinema da diversidade sexual

ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste

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ISSN: 2358-5587
Editor Chefe: Marcos Aurélio da Silva
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia

Cinema, Antropologia e a construção de mundos possíveis: o caso dos festivais de cinema da diversidade sexual

Ano: 2015 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Marcos Aurélio da Silva
Autor Correspondente: Marcos Aurélio da Silva | [email protected]

Palavras-chave: cinema; festivais; antropologia visual; etnografia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo pretende uma discussão sobre as relações entre cinema e antropologia, mas a partir do ponto de vista da ficcionalidade ou a possibilidade de construção de mundos possíveis. Antropólogos da últimas décadas têm atentado ao caráter autoral do trabalho etnográfico e sua relação com uma estética da literatura, o que não significou necessariamente tomar a disciplina por uma não ciência. Da mesma forma, cineastas e teóricos do cinema se debatem sobre a possibilidade de se pensar o cinema, independente se ficção ou documentário, enquanto a constituição de uma realidade possível. A partir da pesquisa de campo em festivais de cinema de gênero e da diversidade sexual, em que os sujeitos pesquisados realizam performances de um mundo desejável, busca-se problematizar essa ideia de construção de mundos compartilhada entre cinema e antropologia, apontando enfim para as possibilidades de uma antropologia do cinema e sua etnografia das multissensorialidades.



Resumo Inglês:

The article aims to discuss the relationship between cinema and anthropology, but from the point of view of fictionality or the possibility of building possible worlds. Anthropologists of the last few decades have attacked the authorial character of ethnographic work and its relationship with an aesthetic of literature, which did not necessarily mean taking the discipline as a non-science. In the same way, filmmakers and cinema theorists are debating about the possibility of thinking about cinema, regardless of whether fiction or documentary, while constituting a possible reality. Based on field research in film festivals of gender and sexual diversity, in which the subjects surveyed perform performances from a desirable world, we seek to problematize this idea of building worlds shared between cinema and anthropology, finally pointing to the possibilities of an anthropology of cinema and its ethnography of multisensorialities.



Resumo Espanhol:

El artículo tiene como objetivo discutir la relación entre el cine y la antropología, pero desde el punto de vista de la ficción o la posibilidad de construir mundos posibles. Los antropólogos de las últimas décadas han atacado el carácter autoritario del trabajo etnográfico y su relación con una estética de la literatura, lo que no necesariamente significaba tomar la disciplina como algo no científico. Del mismo modo, los cineastas y los teóricos del cine están debatiendo sobre la posibilidad de pensar en el cine, independientemente de si es ficción o documental, mientras constituyen una posible realidad. Con base en investigaciones de campo en festivales de cine de género y diversidad sexual, en los cuales los sujetos encuestados realizan presentaciones de un mundo deseable, buscamos problematizar esta idea de construir mundos compartidos entre el cine y la antropología, finalmente señalando las posibilidades de una antropología del cine y su etnografía de multisensorialidades.



Resumo Francês:

L'article entend discuter de la relation entre le cinéma et l'anthropologie, mais du point de vue de la fiction ou de la possibilité de construire des mondes possibles. Les anthropologues des dernières décennies ont attaqué le caractère d'auteur du travail ethnographique et sa relation avec une esthétique de la littérature, ce qui ne signifiait pas nécessairement de considérer la discipline comme une non-science. De la même manière, cinéastes et théoriciens du cinéma débattent de la possibilité de penser le cinéma, qu'il s'agisse de fiction ou de documentaire, tout en constituant une réalité possible. Sur la base de recherches sur le terrain dans des festivals de films sur le genre et la diversité sexuelle, dans lesquels les sujets interrogés réalisent des performances d'un monde désirable, nous cherchons à problématiser cette idée de construire des mondes partagés entre le cinéma et l'anthropologie, en montrant enfin les possibilités d'une anthropologie du cinéma et de son ethnographie des multisensorielles.