Cinema de asserção pressuposta: apontamentos sobre a construção intencional em dois curtas-metragens brasileiros

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Cinema de asserção pressuposta: apontamentos sobre a construção intencional em dois curtas-metragens brasileiros

Ano: 2020 | Volume: 0 | Número: 50
Autores: Cristiana Magalhães de Carvalo Azevedo, Potiguara Mendes da Silveira Jr, Marília Xavier de Lima
Autor Correspondente: Cristiana Magalhães de Carvalo Azevedo | [email protected]

Palavras-chave: Curta-metragem, Cinema Brasileiro, Ficção, Documentário, Cinema de asserção pressuposta

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Outra linguagem surge no cenário de produção cinematográfica de curtas-metragens brasileiros. Utilizando-se de uma narrativa híbrida, diretores moldam a forma fílmica de acordo com um ideal de representação particular. Parte-se do conceito do cinema de asserção pressuposta, de Noël Carroll (2005), para análise dos curtas-metragens Deus (2016), de Vinícius Silva, e Magalhães (2018), de Lucas Lazarini. Observa-se o enquadramento da ação subjetiva apontado para uma asserção do mundo contemporâneo e listam-se as novas qualidades da construção da imagem em cada uma das obras.



Resumo Inglês:

Another language emerges in the Brazilian short films scenario. Using a hybrid narrative, the directors shape the filmic form according to a particular ideal of representation. Therefore, we start with Noël Carroll's concept film of presumptive assertion, and we analyze the short films Deus (2016), by Vinícius Silva and Magalhães (2018), by Lucas Lazarini. We observe the positioning of subjective action pointed to an assertion of the contemporary world. Next, we list new qualities inaugurated on the construction of the image in each one of the works, according to the observations of the theory.