Com o objetivo de descrever e analisar formatos inovadores de filmes documentários que contribuíram e contribuem para trazer elementos de educação visual e até de transformações cognitivas, este artigo discutiu relações entre a estética documental e o real e trabalhou com conceitos como fotografiadocumento e fotografia-expressão (André Rouillé), imagem-câmera (Fernão Ramos) e imagem complexa (Josep M. Català). Sob uma mirada fenomenológica, a análise das obras cinematográficas selecionadas – Um homem com uma câmera (Dziga Vertov, 1929), Valsa com Bashir (Ari Folman, 2008) e Sementes do nosso quintal (Fernanda Figueiredo, 2012) – apontou transgressões e novas formas de registrar e editar imagens. Os três filmes têm uma dimensão experimental; produziram imagens-expressão e imagens complexas, o que significa que incluíram subjetividade e arte em produções visuais que estimulam processos educadores e reflexivos e propiciam elementos para criação de novas formas documentais. Propõem exercícios de pensamento e formas de produção; além de pensar as imagens, pensar com imagens.
With the purpose of describing and analyzing innovative formats of documentary films that contributed and contributed to bring elements of visual education and even cognitive transformations, this article discussed relations between documentary and aesthetics of real and worked with concepts such as photography-document and photography-expression (André Rouillé), imagecamera (Fernão Ramos) and complex image (Josep M. Català). Under a phenomenological perspective, the analysis of selected cinematographic works – A man with a camera (Dziga Vertov, 1929), Waltz with Bashir (Ari Folman, 2008) and Sementes do nosso quintal (Seeds from our backyard, Fernanda Figueiredo, 2012) – pointed to transgressions and new forms to record and edit images. The three films have an experimental dimension; produced images-expression and complex images, which means that they included subjectivity and art in visual productions that stimulate educative and reflective processes and provide elements for the creation of new documentary forms. They propose thought exercises and forms of production; besides thinking the images, think with images.