Este artigo visa a apresentar a forma como a historiografia tradicional incorporou o cinema entre seus objetos de pesquisas por meio de um diálogo ambÃguo com os estudos do cinema e pela exclusão direta da história do cinema. Acompanha-se a inclusão do cinema entre os objetos da historiografia francesa e brasileira, a domesticação do filme na operação historiográfica e a sobrevivência dos marcos iniciais dessa inclusão no atual momento das pesquisas, bem como os deslocamentos mais importantes dos últimos dez anos. Observaremos alguns aspectos da história da constituição do cinema como objeto historiográfico, propondo, ao final, um diálogo sistemático com a teoria da história e a própria história do cinema.
This article seeks to highlight how the traditional historiography has included cinema among its
objects of research through an ambiguous dialogue with the film studies, and through the direct
exclusion of film history. It is followed by the inclusion of cinema among the objects of the French
and Brazilian historiography, the domestication of films in the historiographical operation, and the
survival of the early milestones for its inclusion in the current moment of the researches, as well
as the most important shifts in the past ten years. We will observe some aspects of the history of
the constitution of cinema as a historiographical object, proposing at the end a systematic dialogue
with the theory of history, and with the film history itself.