CINEMA, HOMOSSEXUALISMO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UNIVERSOS SIMBÓLICO E IDEOLÓGICO DO FILME “TATUAGEM” (HILTON LACERDA -2013, BRASIL)

Revista Livre de Cinema

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ISSN: 2357-8807
Editor Chefe: Fernando Antonio Prado Gimenez
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

CINEMA, HOMOSSEXUALISMO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UNIVERSOS SIMBÓLICO E IDEOLÓGICO DO FILME “TATUAGEM” (HILTON LACERDA -2013, BRASIL)

Ano: 2017 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: L. Azevedo
Autor Correspondente: L. Azevedo | [email protected]

Palavras-chave: cinema brasileiro, homossexualismo, representação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Analisou-se a construção das representações sociais sobre o homossexualismo no filme brasileiro “Tatuagem” (Hilton Lacerda, 2013). Se fez uso de concepções tais como a injúria, a sujeitação, a invisibilidade, os preconceitos e a carga de estereótipos. Para tanto se utilizou cinco modos de operação da ideologia propostos por Thompson (2009): legitimação, dissimulação, unificação, fragmentação e reificação de maneira a realizar a análise do filme Tatuagem. Percebeu-se uma zona de conflitos e embate de forças de dois grupos sociais: um para impor seu poder através da censura e das armas; outro tentando dar sentido às suas ideias e suas performances para organizar sua vida social a partir da resistência, da ressignificação e da práxis da desordem.