O texto “Cinema Interativo: novas possibilidades de ambientes imersivos”, sintetiza a pesquisa de-senvolvida pela autora, como projeto de Pós-Graduação no curso Tecnologia da Inteligência e Design Digital – PUC-SP. A pesquisa busca reunir uma análise atenciosa diante da entrada da tecnologia di-gital, tecnologia esta que interfere inevitavelmente na linguagem cinematográfica, e não apenas em sua estética. Com a abertura do mundo dos números binários (código das informações computacionais), e a possibilidade de digitalização da imagem, o que era matéria se desmaterializa e infinitas possibilidades criacionais surgem, inclusive, abrindo portas para experimentar o cinema de maneira expandida. No-vas formas de construção narrativa, nova relação espectador-cinema, um novo tempo e espaço, novas formas de significações; tudo pode sofrer alterações. O texto parte de estudos feitos com base em teóri-cos como Peter Weibel, Jeffrey Shaw, Lev Manovich, entre outros.
The text “Interactive Cinema: new possibilities for immersive environments” synthesizes the research that is being held by author, in the post-graduate program in Technologies of Intelligence Technology and Digital Design – PUC-SP. The research seeks to bring together a thoughtful analysis of the entry of digital technology, a technology that inevitably interferes on the cinematic language itself, and not only in its aesthetic. With the advent of the world of binary numbers (Codex of computable information), and the possibility of scanning the image, what was once matter, is then dematerialized, and an infinite of creative possibilities arise, including experiences in film and its processing, namel, the experience of expanded cinema. Construction of new forms of narrative, new spectator-film relationship, a new time and space, new ways of meanings; everything can change. The text is based on the theories of authors such as Peter Weibel, Jeffrey Shaw and Peter Lunenfeld.
O texto “Cinema Interativo: novas possibilidades de ambientes imersivos”, sintetiza a pesquisa de-senvolvida pela autora, como projeto de Pós-Graduação no curso Tecnologia da Inteligência e Design Digital – PUC-SP. A pesquisa busca reunir uma análise atenciosa diante da entrada da tecnologia di-gital, tecnologia esta que interfere inevitavelmente na linguagem cinematográfica, e não apenas em sua estética. Com a abertura do mundo dos números binários (código das informações computacionais), e a possibilidade de digitalização da imagem, o que era matéria se desmaterializa e infinitas possibilidades criacionais surgem, inclusive, abrindo portas para experimentar o cinema de maneira expandida. No-vas formas de construção narrativa, nova relação espectador-cinema, um novo tempo e espaço, novas formas de significações; tudo pode sofrer alterações. O texto parte de estudos feitos com base em teóri-cos como Peter Weibel, Jeffrey Shaw, Lev Manovich, entre outros.