Cinema, migração e identidades: representações cinematográficas das identidades brasileiras in between contemporâneas

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Cinema, migração e identidades: representações cinematográficas das identidades brasileiras in between contemporâneas

Ano: 2016 | Volume: 0 | Número: 35
Autores: Rafael Tassi Teixeira
Autor Correspondente: Rafael Tassi Teixeira | [email protected]

Palavras-chave: Cinema e migração, Identidades diaspóricas, Narrativas cinematográficas in between

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo propõe-se a pensar a construção das narrativas cinematográficas diaspóricas a partir de dois filmes nacionais realizados no período da retomada (1995) e pós-retomada (2006). Tal análise se dá no âmbito das relações entre os processos de mobilidade e a percepção da subjetividade em contextos de partida e recepção dos coletivos de brasileiros estabelecidos em trânsitos de partida e retorno (in between) como problemática central as interpretações dos sujeitos migratórios em situação de trânsito (expectativas de partida, integração, retorno) e seus desenvolvimentos em duas leituras cinematográficas recentes filmes Terra Estrangeira (Walter Salles e Daniela Thomas, 1995) e Jean Charles (Henrique Goldman, 2009). Paralelamente, o trabalho tem como objetivo maior tentar problematizar a questão contemporânea dos fluxos migratórios e suas representações no cinema, bem como a própria interpretação do fenômeno. Para tanto, enfoca-se na produção cinematográfica brasileira atual pensada junto à mobilidade latino-americana na atualidade.



Resumo Inglês:

The following article aims to think about the construction of diasporic film narratives in two Brazilian films made in the period of recovery (1995) and post- recovery (2006), analyzing them in relations between the processes of mobility and perception of subjectivity in starting and reception contexts of collective Brazilians in between. The main issue is the perception of migratory individuals in traffic situation (departure expectations, integration, return) and their emergence in recent cinematic reviews, having as the focus group the two films: Terra Estrangeira (Walter Salles e Daniela Thomas, 1995) and Jean Charles (Henrique Goldman, 2009). In parallel, the biggest goal of this paper is to put on a thinking about the contemporary issues of the migration flow and cinematic representations of human movements, these comprehended on film images, and also the interpretation of the phenomenon focusing on Latin American to reason it along with the social perception of the mobility phenomenon nowadays.