Cinema na escola: uma ação pedagógica em sala de aula

Revista Quero Saber

Endereço:
Rua Pedro Lodi - Jardim Coopagro
Toledo / PR
85903-510
Site: http://www.institutoquerosaber.org/revista
Telefone: (45) 9992-2438
ISSN: 2675-570X
Editor Chefe: Me. Junior Cunha
Início Publicação: 11/08/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Cinema na escola: uma ação pedagógica em sala de aula

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: E. R. E. Santo, M. V. Benetti, B. Zanluchi, J. Pheifer
Autor Correspondente: E. R. E. Santo | [email protected]

Palavras-chave: Ação pedagógica. Cinema. Fetiche. Indústria cultural. Mercadoria.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho versa sobre uma análise histórica do cinema e como a indústria cultural massifica o consumo
desse gênero, transformando-o em mercadoria, fetichizando seu caráter apreciativo e desarticulando-o
como função pedagógica. Em contrapartida, verifica-se a ação pedagógica do cinema em sala de aula,
buscando desmistificar a ideia de passatempo. Para caracterizar a pesquisa se usa o arcabouço teórico de
Karl Marx, trazendo as questões de consumo, mercadoria e fetiche. Também se usa o referencial
bibliográfico de Theodor W. Adorno, à luz da indústria cultural e dados teóricos, fáticos e históricos do
cinema. Nesse sentido, criado em 1895 pelos Irmãos Lumière, provocou transformações artísticas em
diferentes artes, como a literatura e a fotografia. Observa-se que o filme é uma representação, mas não
uma representação direta da realidade, existem intensões, visões de mundo e possibilidade de amplas
leituras. Sua utilização em sala de aula é contemporânea ao desenvolvimento dos recursos tecnológicos
audiovisuais. Seu valor pedagógico foi sempre muito discutido, principalmente pela maneira da sua
utilização em sala de aula. Portanto, o cinema abarca questões pedagógicas que elevam a qualidade do
ensino aprendizado.



Resumo Inglês:

This work deals with a historical analysis of cinema and how the cultural industry massifies consumption
of this genre, transforming it into a commodity, fetishizing its appreciative character and disarticulating it
as a pedagogical function. To characterize the research uses the theoretical framework of Karl Marx,
bringing the issues of consumption, commodity and fetish. Also the bibliographical reference of Theodor
W. Adorno is used, in the light of the cultural industry and theoretical, historical and historical data of the
cinema. In this sense, created in 1895 by the Lumière Brothers, it provoked artistic transformations in
different arts, such as literature and photography. It is observed that the film is a representation, but not a
direct representation of reality, there are intensions, visions of the world and possibility of broad readings.
Its use in the classroom is contemporary to the development of technological audiovisual resources. Its
pedagogical value has always been much discussed, mainly because of its use in the classroom. Therefore,
cinema encompasses pedagogical issues that raise the quality of teaching learning.