Este trabalho apresenta resultados de um projeto de ensino de teatro executado a partir de noções expandidas de comunidade e resultante de estudos sobre a pedagogia radical. Convidamos à reflexão sobre oportunidades disponíveis para rasgar limites metodológicos no contexto da pedagogia da cena, sejam eles referentes a subcategorias da performance teatral ou do que pressupomos ser uma comunidade, ou mesmo àquilo o que definimos como processos de aprendizagem e seus objetivos determinados antecipadamente. No contexto de um estágio em comunidade esta análise se instaura a partir da noção de planos de fuga, dos filósofos Guattari e Deleuze, e alcança questionamentos sobre o lugar de ensino, reflete sobre uma pedagogia do sonho e indaga sobre as implicações de constituir comunidades efêmeras a partir do acontecimento de uma aula de teatro.
This work presents the result of a teaching practice in theater, executed from expanded notions of community and as a result of our studies in radical pedagogies. We invite to a reflection about available opportunities to restore methodological limits in the context of performance pedagogies, either from the subcategory of theater performance or from what is under-stood as a community practice in theater, furthermore, to reflect upon learning processes and the predetermined goals in theater. In the context of a community-theater practice, this analysis is installed in the notions of fugitive planning, from Deleuze and Guattari and aims to reach some key questions about where is the place for teaching, echoing a pedagogy of dreams and inquiring on the implications on constituting ephemeral communities of events at a theater class.