A CIRCULAÇÃO DA CIÊNCIA DA LINGUAGEM NO JORNALISMO CIENTÍFICO BRASILEIRO

Revista Ecos

Endereço:
AVENIDA TANCREDO NEVES, 1095 - CAVALHADA II
CÁCERES / MT
78200-000
Site: http://periodicos.unemat.br/index.php/ecos
Telefone: (65) 99332815
ISSN: 23163933
Editor Chefe: Agnaldo Rodrigues da Silva
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

A CIRCULAÇÃO DA CIÊNCIA DA LINGUAGEM NO JORNALISMO CIENTÍFICO BRASILEIRO

Ano: 2011 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: Eliana Rosa Sturza; Andréa F. Weber
Autor Correspondente: E. R. Sturza | [email protected]

Palavras-chave: Jornalismo; Divulgação científica; Ciências da Linguagem; Teoria da Enunciação; Semântica do Acontecimento.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta uma discussão sobre as formas de divulgação jornalística de diferentes áreas da ciência no Brasil. Com o intuito de investigar como as Ciências da Linguagem são significadas no jornalismo do país em contraposição a áreas da Tecnociência, foram selecionadas duas reportagens de Isto É abordando 1) o lançamento de um dicionário adaptado às novas normas ortográficas e 2) a vacinação contra a gripe A. Esses textos foram analisados à luz da Teoria da Enunciação, especialmente da Semântica do Acontecimento, e da História das Ideias Linguísticas. Os resultados indicam que tanto as tecnociências quanto as Ciências da Linguagem são apresentadas no jornalismo a partir dos seus produtos científicos, ao mesmo tempo em que os significados associados à última se vinculam mais fortemente ao campo das Artes do que ao das Ciências.



Resumo Espanhol:

Este artículo presenta una discusión sobre las formas de divulgación periodística de distintas áreas de la ciencia en Brasil. Con el objetivo de investigar cómo las Ciencias del Lenguaje son significadas en el periodismo del país en contraposición a las áreas de la Tecnociencia, fueron seleccionados dos reportages de Isto É tratando sobre 1) el lanzamiento de un diccionario adaptado a las nuevas normas ortográficas y 2) la vacunación contra la Gripe A. Los textos fueron analisados bajo la luz de la Teoría de la Enunciación, especialmente de la Semántica del Acontecimiento, y de la Historia de las Ideas Lingüísticas. Los resultados senãlan que tanto las Tecnociencias cuanto las Ciencias del Lenguaje son presentadas en el periodismo a partir de sus productos científicos, al mismo tiempo que los significados asociados a la última se vinculan más fuertemente al campo de las Artes que al de las Ciencias.