Coaching and feedback in the exercise periods of advanced studio voice lessons

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Coaching and feedback in the exercise periods of advanced studio voice lessons

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Kim Burwell
Autor Correspondente: Kim Burwell | [email protected]

Palavras-chave: comportamento de aula individual, ensino e aprendizagem vocal e instrumental, educação musical de ensino superior

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste trabalho é caracterizar a interação entre professor e aluno no ensino e aprendizagem vocal durante os exercícios iniciais de aulas de voz de nível avançado.  Um professor especialista de canto foi observado em aulas individuais com seis estudantes de graduação e os gravação em vídeo de suas aulas são descritos e interpretados em termos de comportamento colaborativo, com especial referência ao coaching (treinamento) e ao feedback. Os resultados apontam procedimentos que são muito instrutivos, com o professor dominando o diálogo verbal e direcionando a atividade dos alunos, juntamente com procedimentos multimodais nos quais o professor baseia-se na comunicação verbal, vocal e gestual para dar suporte ao aprendizado do aluno. Argumenta-se que a natureza complexa e desafiadora dos aprendizado e ensino de voz de nível avançado dá origem a práticas especializadas que devem ser abordadas e compreendidas no seu contexto específico.



Resumo Inglês:

The aim of this paper is to characterise the interaction between teacher and student as they engage in vocal teaching and learning in the exercise periods of advanced studio lessons.  An expert voice teacher was observed in one-to-one lessons with six undergraduate students, and films of their lessons are described and interpreted in terms of collaborative behaviour, with special reference to coaching and feedback.  The findings describe procedures that are highly instructive, with the teacher dominating verbal dialogue and directing the students’ activity, along with multimodal procedures in which the teacher draws on verbal, vocal and gestural communication to scaffold student learning.  It is argued that the complex and challenging nature of advanced vocal studies give rise to specialist practices that should be approached and understood on their own terms.