Colecionismo e autenticidade: o colecionismo europeu e a categorização da arte africana tradicional

Proa

Endereço:
Rua Sérgio Buarque de Holanda - 421 - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083-859
Site: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa
Telefone: (19) 3521-1612
ISSN: 2175-6015
Editor Chefe: Christiano Key Tambascia
Início Publicação: 01/11/2009
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Colecionismo e autenticidade: o colecionismo europeu e a categorização da arte africana tradicional

Ano: 2019 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: Ovalle, Bárbara Igor
Autor Correspondente: Bárbara Igor Ovalle | [email protected]

Palavras-chave: Colonialismo, Autenticidade, Arte africana, Tradição, Arte turística

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No presente trabalho, e de acordo com o ensaio de Sidney Kasfir intitulado “African Art and Authenticity: a Text with a Shadow”, abordaremos aspectos relativos ao fenômeno da divulgação da arte africana tradicional por parte do colecionismo europeu dos séculos XIX e XX, partindo da sua revalorização, avaliada pelos critérios de autenticidade e tradição, chegando até as categorias que UNESCO tem proposto para sua catalogação e diferenciação respeito da arte africana turística.



Resumo Espanhol:

En el presente trabajo y a partir del ensayo de Sidney Kas-fir titulado “African Art and Authenticity: a Text with a Shadow”, abordaremos aspectos relativos al fenómeno de difusión del arte africano tradicional a manos del coleccio-nismo europeo de los siglos XIX y XX, los que van desde su revalorización, amparada en los criterios de autenti-cidad y tradición; hasta las categorías que UNESCO ha propuesto para su catalogación y diferenciación respecto del arte africano turístico.