A commedia dell’arte: mito, profissão e arte

Artcultura

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ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A commedia dell’arte: mito, profissão e arte

Ano: 2014 | Volume: 16 | Número: 29
Autores: Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti)
Autor Correspondente: Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti) | mlrabetti@gmail

Palavras-chave: história do espetá- culo; revisão historiográfica; questões de tradução.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O título deste texto quer sugerir o frágil ponto de equilíbrio em que se pode situar o fenômeno teatral historicamente determinado da commedia dell’arte. É sob a dinâmica da instabilidade, própria dessa experiência única do teatro ocidental, que trato a questão. Pretendo, dessa forma, contribuir para a atualização dos estudos da commedia dell’arte no Brasil, a partir das reflexões resultantes da grande estação de revisão de seus estudos, ocorrida na Itália entre as décadas de 1970 e 1980. A abordagem é de ordem histórica e historiográfica e compreende o fenômeno tomando por base eixos fundamentais, sem os quais a experiência se perde no tempo e no espaço, descaracterizandose. Perceber a commedia dell’arte sob essa ótica está longe, no entanto, de qualquer concessão a determinismos factuais; ao contrário, tal percepção permite observar e analisar a importância que a experiência traz para discussões da cena contemporânea.



Resumo Inglês:

The title of this text points to the frail balance point in which the historically determined theatrical phenomenon of commedia dell’arte may lie. I address this issue based on the dynamics of instability, characteristic of this unique experience in the Western theatre. This paper aims to contribute to updating commedia dell’arte studies in Brazil based on reflections that stem from the great period ofrevision of its studiesthat took placein Italy in the 1970’s and 1980’s. My approach is historical and historiographical and understands this phenomenon based on crucial axes, without which this experience rambles in time and space, becoming disfigured. However, grasping commedia dell’artefrom this point of view is far from allowing concessions of any kind to factual determinisms; on the contrary, such perception allows for observing and analyzing how important this experience is to discussions on contemporary scene.