Como os jovens habitam a cidade do México. Diferença e desigualdade

DESIDADES

Endereço:
Av Pasteur, 500 - Urca
Rio de Janeiro / RJ
22290-902
Site: http://www.desidades.ufrj.br
Telefone: (21) 2295-3208
ISSN: 23189282
Editor Chefe: Lúcia Rabello de Castro
Início Publicação: 31/12/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Multidisciplinar

Como os jovens habitam a cidade do México. Diferença e desigualdade

Ano: 2014 | Volume: 0 | Número: 3
Autores: M. U. C. Pozo
Autor Correspondente: M. U. C. Pozo | [email protected]

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, a antropóloga Maritza Urteaga, professora e pesquisadora da Escola Nacional de Antropologia e História (México), indaga sobre as experiências no espaço urbano de jovens indígenas migrantes, jovens empreendedores culturais e turmas, gangues e jovens do bairro na Cidade do México. A autora explora temas que iluminam aspectos de suas relações com a sociedade adulta, bem como as interações que os grupos juvenis estabelecem entre si que permitem acessar certas “zonas” de assimetria, diferenciação e desigualdade social contemporâneas. Esta perspectiva enfatiza o papel participativo de jovens ainda que diverso no modo de configurar sua experiência espacial, de se conformar ao seu status como categoria e de reconfigurar territorial e socialmente a cidade contemporânea.



Resumo Espanhol:

En este artículo, la antropóloga Maritza Urteaga, profesora e investigadora de la Escuela Nacional de Antropologia e Historia (INAH-México), indaga sobre las experiencias en el espacio urbano de jóvenes indígenas migrantes, jóvenes emprendedores culturales y bandas, pandillas y jóvenes barrio en la ciudad de México. Ella explora temas que iluminan aspectos de sus relaciónes con la sociedad mayor, así como de las interacciones que los grupos juveniles establecen entre sí, que permiten acceder a ciertas zonas de asimetría, diferenciación y desigualdad social contemporáneas. Esta perspectiva subraya el rol participativo de jóvenes aúnque diverso en el diseño de su experiencia espacial, en la conformación de su estatus como categoría y en la reconfiguración territorial y social de la ciudad contemporánea.