Compartilhamento e remixagem: o dilema da apropriação de conteúdos no âmbito da cultura midiática digital
Intexto
Compartilhamento e remixagem: o dilema da apropriação de conteúdos no âmbito da cultura midiática digital
Autor Correspondente: Marcos Antonio Nicolau | [email protected]
Palavras-chave: internet, cibercultura, compartilhamento
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
A criação, publicação e distribuição de obras intelectuais são práticas que surgem como um fenômeno caracterÃstico da nova cultura midiática digital proporcionada pela Internet. O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão sobre o licenciamento de autoria e as práticas de reprodução evidenciadas no âmbito da realidade virtual do ciberespaço. Abordamos o fenômeno da pirataria e os movimentos que surgem como alternativos a esta prática de produção e disseminação de conteúdos. Destacamos a apropriação não autorizada de trechos de obras já existentes com o intuito de desenvolver novos produtos, denominada de remix. Neste caso, observa-se uma possÃvel tensão entre a Indústria Cultural e os remixers, uma vez que os últimos utilizam os produtos culturais sem considerar os direitos de propriedade. Analisamos, por fim, os paradoxos da rede, que perpassam o individual e o coletivo, o libertário e o mercadológico, ambos possÃveis a partir de uma dualidade primária: a técnica e o conteúdo.
Resumo Inglês:
The creation, publication and distribution of intellectual property are practices that emerge as a phenomenon characteristic of the new digital media culture of the Internet. The aim of this paper is to reflect on the licensing of authorship and the breeding practices highlighted in the virtual reality of cyberspace. We address the phenomenon of piracy and the movements that emerge as an alternative to this practice of production and dissemination of content. Featuring the unauthorized appropriation of portions of existing works in order to develop new products, called remix. In this case, there is a possible tension between the culture industry and the remixers, since the last use the products without considering the cultural property rights. Analyzed, finally, the paradoxes of the network that pass the individual and the collective, the libertarian and merchandising, both possibly from a primary duality: the technique and content.
Resumo Espanhol:
La creación, publicación y distribución de obras intelectuales son prácticas que surgen como un fenómeno caracterÃstico de la nueva cultura mediática digital posible en Internet. El objetivo de este artÃculo es reflexionar a respecto de estructuras de licencias de autoria e las prácticas de reproducción que se translucidan en el ámbito de la realidad virtual del ciberespacio. Abordamos el fenómeno de la piraterÃa y los movimientos que surgen como alternativos a esta práctica de produción y diseminación de contenidos. Destacamos la apropriación no autorizada de partes de obras existentes com el objetivo de desenvolver nuevos productos, llamada de remix. En este caso, hay una posible tensión entre la Indústria Cultural y los remixers, ya que los últimos utilizan los productos culturales sin tener en cuenta los derechos de propiedad. Analizamos también las paradojas de la red, que permean el individuo y el colectivo, el libertario y la comercialización, posible debido a una dualidad primaria: la técnica y el contenido.