A revista Intervalo (1963-1972), da Abril, é considerada um dos mais importantes veículos impressos especializados no Brasil da década de 1960, por ter inovado a forma de falar sobre televisão. Este artigo tem como objetivo analisar as dimensões da competência midiática que estão em operação na seção de carta dos leitores chamada Intervalo para Conversa, feita pela revista, durante o III Festival de Música Popular Brasileira em 1967. A reflexão desta terá como base a proposta metodológica de Ferrés e Piscitelli (2015). Conclui-se que a seção de carta de leitores contribuiu para o fortalecimento da relação entre a revista e seu público leitor, que por sua vez, pôde utilizar o espaço para produzir seu próprio conteúdo, baseado no seu consumo de informações, através de textos informais, compreensíveis e que geraram uma aproximação com os outros leitores.
The Intervalo magazine (1963-1972) by Abril publisher is considered one of the most important printed media specialized in TV in Brazil in the 1960s, for having innovated the way of talking about television. This article aims to analyze the dimensions of media competence that are at work in the readers' letter section called Intervalo para Conversa, made by the magazine Intervalo, during the III Festival de Música Popular Brasileira in 1967. Based on the methodological proposal presented by Ferrés and Piscitelli (2015). It is concluded that the section of the letter of readers contributed to the strengthening of the relationship between the magazine and its reading public, which in turn, was able to use the space to produce its own content, based on its consumption of information, through informal texts, understandable and that generated an approximation with the other readers.
La revista Intervalo (1963-1972) del editorial Abril es considerada uno de los vehículos impresos especializados más importantes de Brasil en la década de 1960, por haber innovado la forma de hablar de la televisión. Este artículo tiene como objetivo analizar las dimensiones de la competencia mediática que operan en la sección de la carta a los lectores denominada Intervalo para Conversa, realizada por la revista, durante el III Festival de Música Popular Brasileña de 1967. La reflexión de esto se basará enla propuesta metodológica de Ferrés y Piscitelli (2015). Se concluye que el apartado de la carta de lectores contribuyó al fortalecimiento de la relación entre la revista y su público lector, que a su vez, supo utilizar el espacio para producir su propio contenido, a partir de su consumo de información, a través de textos informales, comprensible y que generó una aproximación con el resto de lectores.