Este estudo propõe investigar aspectos autorreferenciais presentes na produção cinematográfica e televisual de David Lynch, realizador frequentemente associado à noção de complexidade narrativa. Para tanto, foram destacados para análise a série Twin Peaks (ABC, 1990-91) e o filme Twin Peaks, Fire Walk With Me (1992). Embora sejam de naturezas distintas (televisual e cinematográfica), tais obras compreendem um único universo diegético, estabelecendo entre si uma relação de complementação e expansão narrativa. A partir de uma análise narratológica dessas obras, busca-se contribuir para a investigação da complexidade narrativa audiovisual, especialmente em seus aspectos autorreferênciais e em seus desdobramentos na poética narrativa lynchiana.
This study proposes to investigate self-referential aspects present in the cinematographic and television production of David Lynch, director often associated with the notion of narrative complexity. For that, the Twin Peaks series (ABC, 1990-91) and Twin Peaks, Fire Walk With Me (1992) were highlighted. Although they are of a different nature (televisual and cinematographic), such works comprise a single diegetic universe, establishing a relationship of complementation and narrative expansion. From a narratological analysis of these works, it is sought to contribute to the investigation of audiovisual narrative complexity, especially in its self-referential aspects and in its developments in the Lynchian poetic narrative.