Composição de interface com etnomusicologia: uma perspectiva materializada em 5 obras contemporâneas
Revista Orfeu
Composição de interface com etnomusicologia: uma perspectiva materializada em 5 obras contemporâneas
Autor Correspondente: Vinicius Borges Amaro | [email protected]
Palavras-chave: composição, música de concerto contemporânea, candomblé, processos rítmicos, etnomusicologia
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este trabalho apresenta discussões acerca do processo composicional de cinco obras compostas a partir de uma perspectiva de interface entre composição e etnomusicologia, centrada numa pesquisa cujo objetivo se estabelece como um estudo da música de candomblé ligado às noções compositivas impressas em seus processos rítmicos. Buscando um suporte em teorias do ritmo (COOPER; MEYER, 1960; KRAMER, 1988; HESTY, 1997), na literatura sobre música de candomblé e música africana (LÜHNING, 1990; KUBIK, 2010;BRANDA LACERDA, 2014; AGAWU, 2016), e por meio de um estudo etnográfico, cinco processos rítmicos foram identificados, conceitualizados e exemplificados: 1) ressignificação rítmica; 2) dissociação rítmica, 3) sintonização rítmica; 4) suspensão rítmica e 5) sublimação rítmica. Estes são problematizados na produção artística em questão, através de um impulso adaptativo relativo ao abrangente imaginário da música de concerto contemporânea, em suas dimensões temporais, texturais, gestuais e formais.
Resumo Inglês:
This work presents discussions about the compositional process of five works composed from an interface perspective between composition and ethnomusicology, based on a study of Candomblé music associated to compositional notions from its rhythmic processes. Supported in theories of rhythm (COOPER and MEYER, 1960; KRAMER, 1988; and HESTY, 1997), in the literature on Candomblé music and African music (LÜHNING, 1990; KUBIK, 2010; BRANDA LACERDA, 2014; and AGAWU, 2016), and through an ethnographic approach, five rhythmic processes were identified, conceptualized and exemplified: 1) rhythmic resignification; 2) rhythmic dissociation, 3) rhythmic sintonization; 4) rhythmic suspension; and 5) rhythmic sublimation. These are problematized in the artistic production in question, through an adaptive impulse related to the large imagery of contemporary concert music, in its temporal, textural, gestural and formal dimensions.