A compreensão histórica entre ceticismo e arbitrariedade: algumas considerações sobre as variantes recentes do relativismo histórico e cultural

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ISSN: 19839928
Editor Chefe: Os editores
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: História

A compreensão histórica entre ceticismo e arbitrariedade: algumas considerações sobre as variantes recentes do relativismo histórico e cultural

Ano: 2011 | Volume: 7 | Número: 7
Autores: Karl Acham
Autor Correspondente: Karl Acham | [email protected]

Palavras-chave: Compreensão histórica, Ceticismo, Pós-modernismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Apresenta-se componentes básicos da crítica à teoria tradicional da História característica de representantes do pensamento pós-moderno e dos filósofos que lhe estão próximos: a centralidade dos textos simultânea ao ceticismo linguístico, a correlação entre apresentação artístico-literária e apresentação histórica, a crítica ao ideal da objetividade e as concepções da compreensão histórica conexas com esses aspectos. Abordam-se as questões decorrentes desses pontos de vista para a compreensão intercultural, de modo a evidenciar criticamente os limites de um entendimento particularista radical da cultura. As considerações deste artigo vão, pois, dos problemas da metodologia das ciências humanas à abordagem de temas da antropologia filosófica.



Resumo Inglês:

This article presents some basic elements of the critique on the traditional theory of history
made by representatives of post-modern thought and of philosophers close to them: the centrality
of texts simultaneously to linguistic skepticism, the correlation between artistic and literary
presentation and presentation of history, criticism on the ideal of objectivity and the conceptions
of historical understanding related to these aspects. It addresses the issues arising from these
views to intercultural understanding, in order to demonstrate a critical understanding of the
limits of radical individualistic culture. The considerations of this paper go, therefore, from the
problems of the methodology of the humanities to the issues of philosophical anthropology.