Tendo completado sessenta anos de aniversário do seu início, em 11 de outubro de 1962, o maior evento eclesial do século XX almeja dar mais um passo na vida da Igreja. Com o Pontificado de Francisco, o Vaticano II entrou numa nova fase de recepção, marcadapela busca da sinodalidade. Entretanto, o Papa enfrenta uma forte oposição dos tradicionalistas e de alguns católicos das novas gerações que não demonstram interesse pelo Concílio. Esta situação coloca o Vaticano II num dilema que pode comprometer o futuro da Igreja, mas, simultaneamente, é uma oportunidade ímpar para estimular a sua redescoberta, especialmente a sua eclesiologia. O conceito Povo de Deus, discernido pelos Padres Conciliares para definir a Igreja, expressa tudo aquilo que é comum a todos osbatizados, sem nenhuma distinção. Aqui, compreende-se que a participação de todos os fiéis na vida eclesial é realizada pela força do batismo, por direito nativo. Portanto, a reflexão e o exercício da sinodalidade só é possível a partir da eclesiologia conciliar. Para tanto, segue-se uma abordagem a partir de obras literárias que têm buscado pautar-se por um foco interdisciplinar e transdisciplinar, possibilitando o diálogo e a construção da sinodalidade entre os saberes e a vida eclesial.
Having completed its sixtieth anniversary of its beginning, on October 11, 1962, the greatest ecclesial event of the 20th century aims to take another step in the life of the Church. With the Pontificate of Francis, Vatican II entered a new reception phase, marked by the search for synodality. However, the Pope faces strong opposition from traditionalists and the new generation of Catholics shows no interest in the Council.This situation puts Vatican II in a dilemma that can compromise the future of the Church, but, at the same time it is a unique opportunity to stimulate its rediscovery, especially its ecclesiology. The concept People of God, discerned by the Council Fathers to define the Church, expresses everything that is common to all the baptized, without any distinction. Here, it is understood that the participation of all the faithful in ecclesial life is carried out by the force of baptism, by native law. Therefore,the reflection and exercise of synodality is only possible from the conciliar ecclesiology. To this end, an approach is taken from literary works that have sought to be guided by an interdisciplinary and transdisciplinary focus, enabling dialogue and the construction of synodality between knowledge and ecclesial life.