O cinema é um produto da criação humana que desafia a ser decifrado. Vários são os instrumentos usados na tarefa de análise das relações que um filme suscita com outros universos de vivência do ser humano. Este artigo apresenta a análise do filme A História sem Fim (The Neverending Story) - uma produção alemã de 1984, dirigido por Wolfgang Petersen, a partir de conceitos da Teoria Junguiana. Como resultado, o processo de individuação, essencial e complexo para qualquer pessoa, vai sendo desvelado na análise dos mitos, dos símbolos e dos personagens que perpassam as cenas poéticas dessa obra de arte atemporal.
Cinema is a product of human creation that challenges to be deciphered. There are several instruments used in the task of analyzing relationships that a film raises with other universes of human experience. This article presents an analysis of the film The Neverending Story - a german production from 1984, directed by Wolfgang Petersen, based on concepts from Jungian Theory. As a result, the process of individuation, essential and complex for anyone, is unveiled in the analysis of myths, symbols and characters that permeate the poetic scenes of this timeless work of art.
El cine es un producto de la creación humana que desafía ser descifrado. Hay varios instrumentos utilizados en la tarea de analizar las relaciones que una película plantea con otros universos de la experiencia humana. Este artículo presenta un análisis de la película La Historia Interminable (The Neverending Story), una producción alemana de 1984, dirigida por Wolfgang Petersen, basada en conceptos de la teoría Jungiana. Como resultado, el proceso de individuación, esencial y complejo para cualquiera, se revela en el análisis de mitos, símbolos y personajes que impregnan las escenas poéticas de esta obra de arte atemporal.