A concepção de vida em Gregório de Nissa. Ensaio de aproximações com as ciências da Vida (Parte II)

Atualidade Teológica

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ISSN: 16763742
Editor Chefe: André Luiz Rodrigues da Silva
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

A concepção de vida em Gregório de Nissa. Ensaio de aproximações com as ciências da Vida (Parte II)

Ano: 2008 | Volume: 12 | Número: 29
Autores: Lina Boff, Eva Aparecida Rezende de Moraes
Autor Correspondente: L. Boff, E. A. R. Moraes | [email protected]

Palavras-chave: Gregório de Nissa, Moisés, Cântico dos cânticos, Eclesiático

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O conceito de vida eterna de Gregório de Nissa é retirado dos livros da Sagrada Escritura. Para ele a vida eterna é uma voz que chama pelo nome do Cântico dos Cânticos; é ver Deus pela pureza de coração e continuar, em vida, de acordo com seu trabalho na vida de Moisés; e finalmente a vida do Eterno é o nascimento e a morte, conceito tirado de Eclesiástico. Com a habilidade de um grande mestre de misticismo e pesquisa teologia do sentido pleno da vida, Gregório elabora seus comentários usando metáforas e símbolos. Sua linguagem e método facilitam a tentativa de aproximação e distinção da teologia com as ciências modernas. Esta experiência abre a pessoa humana à contemplação de Deus e de seu mistério, que não pode ser fechado em conceitos humanos.



Resumo Francês:

La concepción de vie eternelle dnas Grégoire de Nice est extraite des livres de la Sainte Écriture. Pour lui vie eternelle ex une voix qui appéle par le non du Cantique des Catiques; c`est voir de Dieu par la pureté de coeur et continuer, em vivant, d`après son ouevre sur la vie de Moïse; et enfin, vie eternelle est naissence et mort, conception extraite de l`Ecclesiastique. Avecla capacité d`um grand maitre de la mystique et d`une recherche théologique du sens plein de la vie, Grégoire elabore sés commentaires em utilisant des métaphores et dês symboles. Sa langage et sa méthode rendent plus facile un essai de rapprochement et distinction de la théologie avec les sciences modernes. Cet`experience ouvre la persone humaine à la contemplation de Dieu et son mystère, qui ne peut pas être fermé dans des concepts humains.