A condição da imagem. Da imagem e de suas questões.

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

A condição da imagem. Da imagem e de suas questões.

Ano: 2019 | Volume: 14 | Número: 22
Autores: Daniela Queiroz Campos
Autor Correspondente: Daniela Queiroz Campos | [email protected]

Palavras-chave: imagem, história da arte, teoria

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo objetiva traçar um breve histórico e levantar questões acerca das narrativas sobre arte e imagem. De tal feita, foi elaborado levantamento e concisa análise de textos fundamentais para a compreensão da imagem numa tradição ocidental. O início da questão parte da própria palavra imagem e de sua correspondente latina, a palavra imago. Problematizou-se a considerada primeira narrativa de história da arte – Vidas, de Giorgio Vasari – com o intuito de analisar uma tradição então iniciada, ou “inventada”, de história da arte. Após Vasari, muitos outros escreveram história da arte e foram aos poucos modificando aquela que no século XIX veio a transformar-se numa disciplina acadêmica. O levantamento histórico almeja encorajar profissionais de diversas áreas do “conhecimento imagem” a abordarem teorias de uma disciplina que vem apresentando abertura e – segundo as prerrogativas de Aby Warburg, Hans Belting, Didi-Huberman, Horts Bredekamp, entre outros – tem a imagem como questão.



Resumo Inglês:

This article aims to draw a brief history and raise questions about narratives of art and image. As such, a survey and concise analysis of fundamental texts for understanding the image in a Western tradition was elaborated. The question starts from the word image itself and from its Latin counterpart, the word imago. Problematized the matters of the considered to be the first narrative of art history – Lives, of Giorgio - in order to investigate how a tradition of writing a history of art had begun. After Vasari, many others wrote art history and gradually modified that which in the nineteenth century came to be transformed into an academic discipline. The historical survey aims to encourage professionals from several areas of "image knowledge" to use the theories of a discipline that is open and - according to Aby Warburg, Hans Belting, DidiHuberman, Horts Bredekamp and others - has the image as a matter